Como Tirar Verniz de Gel, Gelinho e Imersão em Pó, Em Casa

Nunca a manicure de longa duração causou tantas dores de cabeça. Por: Margarida Brito Paes Imagens: © Imaxtree.

Ter as unhas impecáveis durante várias semanas é um descanso, mas agora é um verdadeiro pesadelo. «Como é que tiro o verniz de gel em casa?» tem sido uma das pergunta que mais abunda pelos meus grupos WhatsApp. Eu própria, quando me falaram em isolamento social, quarentena obrigatória e encerramento de serviços, pensei quase automaticamente nas minhas unhas. Quando foi declarado Estado de Emergência tinha as unhas pintadas com imersão em pó há uma semana e meia, o que significa que, a meio deste confinamento, terei de arranjar maneira de remover o verniz.

Retirar este tipo de produtos, demora normalmente entre quinze e trinta minutos, por isso a primeira coisa que precisa de saber é que vai precisar de paciência. Para saber exatamente como se deve retirar a imersão em pó, o verniz em gel e o gelinho, falei com a Carolina Patrício, a minha nail artist.

O material necessário

Para começar esta aventura estética deve ter em casa algodão, papel de alumínio, uma lima áspera e acetona pura (consegue encontrar este produto em farmácias) ou removedor de verniz de gel.

Imersão em Pó

Coloque um papel de cozinha dobrado em quatro no fundo de uma taça e encha a taça até cera de 1/3 com acetona. Colocar a tigela com acetona dentro de outra, em banho maria, ou seja com água a ferver dentro. Depois esfregue coloque a mão dentro da taça e esfregue as unhas, com as unhas posadas no papel afaste e recolha o dedos. Este processo é que a Carolina faz na loja para retirar o verniz em pó da marca SNS. Se não funcionar com o seu verniz, opte por embeber um algodão em acetona e envolver com papel de alumínio e deixe atuar.

Verniz de Gel e Gelinho

O verniz em gel e o gelinho são um pouco mais complicados de tirar, no entanto, tudo é melhor do que arrancar a camada de verniz à mão. Para não estragar tanto as unhas, que têm este tipo de verniz, é importante ir limando «para não agredir a primeira camada de keratina da unha natural. Quando se bate em superfícies, mexe em coisas, a unha começa perder a aderência», explica Carolina Patrício.

O verniz de gel não é todo igual, tendo uns bases mais fracas outras mais fortes. Neste último caso a solução mais prática não é remover o verniz completamente, mas sim ir deixando a unha crescer e ir limando. No entanto, se quiser retirar a cor deve limar por cima da unha, deixando ficar a base de gel. Assim não irá danificar a unha. Depois, para disfarçar deve pintar as unhas com verniz normal.

Mas se quiser mesmo remover o verniz gel, e se a marca que tem aplicada for das mais suaves, conseguirá fazê-lo com um removedor próprio para este tipo de verniz. «Em primeiro lugar deve limar para tirar o brilho, depois usar algodão embebido de removedor por cima da unha e embrulhar com papel de alumínio e esperar 15/20min. Se o gelinho ou gel não sair completamente, basta limar com muito cuidado para não atingir a unha natural», detalha Carolina Patrício.

Unhas de Gel

O gel é o produto mais difícil de remover e, por isso, o processo não deve ser feito em casa. Neste caso, o melhor é limar a parte de cima da unha de forma a retirar a cor e pintar por cima. Pode também limar as unhas para controlar melhor o crescimento e evitar que se partam.

Depois deste processo pode sempre aventurar-se na nail art, veja algumas sugestões na galeria.