Como Preservar a Cor do Cabelo Até à Abertura dos Cabeleireiros

Dos fios mais claros aos mais escuros e sem aventuras radicais com tintas. Por: ELLE Portugal Imagens: © D. R. e Imaxtree.

Trazemos boas notícias: a partir do dia 4 de maio, vai poder voltar ao seu salão e tratar do seu cabelo como deve ser. Se aguentou até aqui sem recorrer a tintas permanentes e outras aventuras perigosas que envolvem químicos e o seu cabelo, aconselhamos a aguentar mais uns dias sem ceder a essa tentação. Para ajudá-la até à marcação com o seu cabeleireiro, reunimos quatro dicas para conseguir, em jeito de remedeio, fazer a manutenção da sua cor de cabelo em casa – desde a correção das raízes até devolver o brilho à cor – sem mudanças drásticas e à prova de erros.

 

Sprays para retoques de raízes/crescimentos

Pense nesta opção como maquilhagem para o cabelo. Quer seja em spray, sombras ou gel, o propósito é o mesmo: pintar de uma forma temporária as suas raízes ou mechas brancas. Todo o processo é muito simples: aplique o produto diretamente em cabelo seco e tape as áreas que precisam de ser disfarçadas. Tal como acontece com a maquilhagem, é provável que ao longo do dia a cor aplicada vá perdendo força e, a partir do momento que entrar em contacto com água, esta tinta desaparece. O processo é simples, rápido, completamente indolor e vem acompanhado de um prazo de validade (curto, diga-se de passagem). O único desafio neste tópico é encontrar a cor certa para si.

 

Produtos roxos para loiros

Não se assuste com o subtítulo. O objetivo não é que pinte o seu cabelo de roxo, pelo contrário. A utilização de um produto desta categoria específica elimina o look baço dos fios loiros, platinados, cinzentos e brancos, promovendo a iluminação dos cabelos com coloração seguindo a lógica de correção de cores. Neste caso, o pigmento roxo vai contrariar o look baço e mais amarelo da cor, seja natural ou um resultado de coloração, com uma ação quase como de tónico salva-vidas para o cabelo. Aconselhe-se com o seu cabeleireiro sobre qual o produto e como deve ser aplicado, porque a má utilização de um champô ou máscara roxa pode tingir o cabelo involuntariamente.

 

Máscaras de cores para evidenciar os cabelos castanhos ou ruivos

Sabe a máscara que aplica todas as semanas (ou pelo menos devia)? Este é um procedimento muito similar: escolha uma máscara da cor do seu cabelo ou semelhante, aplique por todos os fios, deixe repousar e,, por fim, passe por água para retirar o produto e tem o look montado. Este produto deposita pigmento nos fios e reaviva a cor de base. É um método provisório: com cada lavagem, o resultado vai desvanecendo, mas logo após a aplicação, o cabelo fica com uma aparência muito bonita e viva.

 

Tratamento de brilho

Muitas vezes, o problema do seu cabelo não é necessariamente a cor, mas sim o estado e a aparência. Nesta fase, é importante que não descure nos tratamentos do cabelo: máscaras, séruns, óleos… o que for indicado para os seus fios capilares. Este tipo de cuidado ajuda a que a sua cor fique bonita durante mais tempo; contudo, há outras soluções para combater a falta de vitalidade e radiância do seu cabelo como os produtos de brilho. É comum realizar este tipo de tratamento no salão, mas há opções que podem facilmente ser feitas em casa com resultados muito satisfatórios e brilhantes, óbvio. Veja este tipo de procedimento como se fosse o top coat que se aplica no final da manicure: sela a cor para aumentar o tempo de duração e confere um brilho bonito. É o mesmo conceito, mas para o cabelo.

 

Veja na galeria acima a seleção de produtos correspondente a cada categoria e boa sorte!