Já Ouviu Falar na Clive Christian, a Marca do Perfume Mais Caro do Mundo?

Esta fragrância está, inclusivamente, no livro de recordes do Guinness. Por: Ana Margarida Fernandes Imagens: © D. R.

Se lhe disséssemos que existe um perfume que foi posto à venda por €100.000, acreditaria? Pode até parecer mentira, mas não é. E a responsável por esse record é a marca de perfumes Clive Christian, que tem uma fragrância que custa precisamente esse valor. Neste momento pode até estar a questionar-se sobre o que torna esse produto tão especial ao ponto de custar mais que uma casa, mas a resposta não é assim tão simples. Talvez ainda não tenha ouvido falar deles, mas a verdade é que não são nenhuns novatos nesta área, e já contam com mais de 150 anos de história.

Desde que nasceu, em 1872, que os seus perfumes têm sido muito valorizados não só, obviamente, pelos seus aromas, como também pelos frascos, adornados com a coroa da Rainha Vitória nas suas tampas. De acordo com a marca, esta mudança começou graças a um acordo feito entre a própria e a marca (na forma de agradecimento), após esta lhes ter pedido para criar um aroma de flor de laranjeira (símbolo do amor verdadeiro) para o seu espartilho, aquando do seu casamento com o Príncipe Alberto.

O processo de criação destes produtos é também único, isto porque uma das suas particularidades é o facto de criarem as suas fragrâncias a pares. Apesar de poderem ser utilizadas em separado (uma versão feminina e outra masculina), usadas em conjunto criam um aroma único e reforçado. Adicionalmente, se na criação de um perfume habitual costumam ser utilizadas um máximo de 80 matérias primas, na Clive Christian usa-se uma média de 200, sendo que todos os seus perfumes têm uma concentração superior a 20%.

O perfume mais caro do mundo

Apesar de tudo isto, que pode encontrar nos diversos perfumes da marca, existe um em especial que detém o título de perfume mais caro do mundo, entrando para o livro do Guiness. Trata-se da fragrância Passant Guardant, um frasco de 30ml que custa um pouco mais de €180,000.

O cheiro é descrito como delicado e intemporal, contando com os ingredientes mais exclusivos do mundo. O próprio criador apelida-o como o “perfume do seu coração”. O recipiente é também uma das razões que lhe confere este título. Esta edição especial, lançada em 2014, foi desenhada com ouro de 24 quilates e com mais de 2000 diamantes que criam a figura de um leão. Todos estes fatores fazem com que seja valorizado como uma autêntica peça de arte, tendo estado exposto no Victoria and Albert Museum, em Londres.

Passant Guardant clive christian