Esta Marca Portuguesa Vai Ajudá-la a Lidar Com a Menstruação Todos os Meses

Sem esquecer do Planeta Terra. Por: Inês Aparício Imagens: © Instagram @clementine.takegoodcare.

Se não existem dias iguais, muito menos existem meses ou pessoas iguais. Principalmente, quando falamos de menstruação. O fluxo, cor, humor, (des)conforto e dores variam como a meteorologia em apenas um dia na cidade de Londres e, por isso, precisamos constantemente de nos adaptar e perceber o que funciona melhor para cada um de nós. Sabendo-o, Marta Cardoso deu vida à Clementine, a «primeira marca portuguesa de pensos higiénicos e tampões eco-friendly» pensada para ajudar a lidar com o período de forma única, personalizada e sem preocupações. Porque sim, só precisa de fazer uma subscrição e esperar que lhe toquem à campainha, todos os meses.

Quando abrir a porta, receberá a ‘Period Box’, uma caixa repleta com os produtos necessários para ultrapassar mais um mês de período. O que chega dentro da embalagem – amiga do ambiente, por sinal – é adaptado a cada mulher ou indivíduo que menstrua. Ou seja, pode escolher se prefere pensos e/ou tampões, os níveis de absorção e as quantidades necessárias. Além disso, uma vez que «o fluxo menstrual muda ao longo da vida», as quantidades, tipos de produtos e frequência de entrega podem ser ajustados quando quiser.

Dentro das opções, existem pensos diários (os everyday cuttie), pensos higiénicos normais (super-duper queen) ou de noite (night diva) e ainda tampões com e sem aplicador (os free beauty). Estes podem ser adquiridos, quer através de subscrição, quer numa compra única.

Amigos do ambiente

Preocupada não só em tornar a menstruação mais simples e tolerável, mas também na sustentabilidade, a Clementine disponibiliza produtos eco-friendly e biodegradáveis: 95%, no caso dos pensos higiénicos, e 100%, no caso dos tampões (mesmo os que têm aplicador). Além disso, são completamente livres de ingredientes tóxicos, como lixívia, fragrâncias ou fibras sintéticas.

De modo a garantir a respirabilidade e a presença de propriedades antibacterianas naturais, os pensos são produzidos com o recurso a amido de milho e fibra de bambu. Já para assegurar uma absorção eficaz, é utilizada polpa de celulose no núcleo. Quanto aos tampões, estes são feitos exclusivamente de algodão orgânico certificado, desde o núcleo principal ao véu e cordão. No caso dos com aplicador, é utilizado também cartão para essa parte.

Os produtos, ora em formato de subscrição, ora numa compra isolada, podem ser adquiridos no site da Clementine e enviados para qualquer país da Europa.