O Sol Faz Bem à Saúde, Saiba Quais São os Benefícios de Uns Dias de Praia

Atenção: Tem sempre de utilizar a proteção solar adequada. Imagens: © D. R.

Há uma palavra que ninguém quer ouvir do verão: escaldões! Na verdade, nem no verão nem, em altura nenhuma do ano. Quando pensamos em escaldões vêm-nos logo à cabeça a pele a escamar, a sensibilidade ao toque e o calor. Já para não falar dos efeitos a longo prazo como doenças de pele e as rugas.

Um bronzeado bonito é possível de conseguir usando sempre proteção solar. Claro que pode adaptar o fator de proteção ao longo do verão, de acordo com o seu tom de pele. Quando já está morena pode usar um protetor mais baixo. Ainda assim, somos bombardeados todos os dias com alertas para uma proteção solar ultra protegida. Isto se não quisermos ficar secos como uma passa, tal e qual como a faceapp faz às fotografias. 

Os benefícios do sol

É, por isso, natural que o sol se comece a transformar numa espécie de bicho papão na nossa cabeça, mas isso não é verdade. O sol tem muitos benefícios e não estamos a falar só da importante vitamina D.

Como o caracol de pauzinho ao sol

Ao sol somos mesmo mais felizes! Isto é ciência, não é uma frase tirada de m livro de auto-ajuda. A exposição solar estimula a produção de serotonina que é a hormona responsável pelo bom humor. No Japão até existem fábrica que instalam luzes UV para melhorar o humor dos trabalhadores.

Equilíbrio circadiano

Outra coisa fantástica que o sol faz é: fazer crescer o cabelo e as unhas mais depressa. Como? Acelerando o nosso metabolismo celular. Outro milagre do sol, e não estamos a falar de Fátima, é que passamos a dormir melhor. A luz e o escuro são fundamentais para o nosso ritmo circadiano e, por isso, quando há muito sol a nosso equilíbrio biológico entre o sono e vigília é melhor.

Veja na galeria os protetores que nunca deve esquecer para usufruir dos benefícios do sol sem riscos.