Esta Imagem das Novas Bases da Becca Cosmetics Está a Gerar Polémica

A marca foi acusada de duplicar e escurecer as mãos de uma modelo para promover uma base para peles negras. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagem: © D.R

A Becca Cosmetics tinha boas intenções quando decidiu publicar nas redes sociais uma imagem alusiva aos 24 tons das novas bases Skin Love Weightless Blur Foundation, lançadas no início de agosto. Porém, não tardou a receber críticas severas por parte de alguns utilizadores do Twitter e Instagram, que acusam a marca de duplicar e escurecer a mão de uma modelo de pele clara para promoção de uma base para peles negras.

A fotografia em questão mostra quatro mãos e respetivos antebraços. Cada mão segura uma das novas bases da Becca e em cada antebraço constam amostras das tonalidades em que o produto está disponível. Dada a diferença entre os tons de pele parte-se do princípio que as mãos pertencem a quatro modelos de diferentes etnias. Mas será esse o caso?

Uma utilizadora do Twitter notou que algo parecia não estar certo com as duas mãos mais escuras da imagem. «A sério que a Becca Cosmetics não contratou uma modelo negra para ilustrar os tons? Simplesmente editaram uma mão clara, tornando-a mais escura?» questionou. «Às vezes pergunto-me se estas pessoas [da marca] já conheceram uma pessoa negra nas suas vidas», acrescentou a mesma utilizadora, referindo-se ao facto de as palmas das mãos serem, estranhamente, tão escuras quanto os antebraços.

Para provar que as palmas são, de facto, mais claras do que as costas das mãos, várias mulheres negras decidiram partilhar fotografias das próprias mãos com as palmas viradas para cima.

«Pensam que as mulheres são estúpidas, Becca?», apontou outra utilizadora no Twitter. «Não só esta é uma questão racial, como o facto de se recorrer à edição para o tom da amostra combinar com o tom de pele revela desonestidade quanto à maneira como os produtos assentam em diversos tons», criticou outra utilizadora.

Marca já respondeu às críticas

A imagem em questão foi entretanto removida dos canais de comunicação da Becca Cosmetics, que já emitiu publicamente um pedido de desculpas pela edição infeliz. «Nós ouvimos aquilo que têm para dizer e queremos que saibam que continuamos comprometidos em representar os produtos inclusivos da Becca», lê-se numa publicação da marca no Instagram onde são esclarecidos alguns pontos controversos.

«Verdade: A imagem apresentava quatro modelos de diferentes etnias», uma afirmação que deita por terra a teoria de quem acusou a marca de duplicar e escurecer a mão de uma modelo. «Verdade: Reconhecemos que a maneira como ajustámos a imagem ‘falhou o alvo’ e lamentamos profundamente esse feito».

As críticas motivaram a marca a refazer a imagem que ilustra a diversidade de tons da base. A nova fotografia é muito idêntica à anterior — um plano de detalhe onde aparecem os 24 tons da base espalhados nos antebraços das modelos, que seguram o produto nas mãos. A grande diferença? As palmas das mãos das modelos negras surgem tal como são na vida real.