Como Aplicar Autobronzeador Sem Ficar às Manchas

A maneira mais saudável de ficar com bronze sem apanhar sol em excesso. Por: Bárbara Pires -- Imagens: © D. R.

Verão é sinónimo de bronze. No entanto, nem todas as mulheres conseguem o tom bronzeado que desejam logo nos primeiros dias de praia. Já para não falar dos casos em que não há tempo para estar ao sol, ou as férias estão marcadas para aquela altura em que já toda a gente voltou de uns dias de descanso ao sol. É uma dessas pessoas? Então, este artigo é feito a pensar em si.

Esqueça solário ou até mesmo o sol, caso não tenha tempo de ir à praia. Uma das invenções do século, os autobronzeadores chegam para parecer que estivemos horas ao sol, sem estar. Os autobronzeadores vão ser os seus melhores amigos E não entre já em pânico, a pensar nas manchas alaranjadas depois da aplicação. Espalhar o autobronzeador parece um bicho de 7 cabeças, mas não é.

Como bronzear sem manchar

A questão é: como se pretende ter um bronze invejável sem deixar manchas na pele? Vanessa Bonjour, conselheira de beleza Sephora, explicou à ELLE como conseguir um bronzeado uniforme utilizando estes produtos. «Aconselho a aplicar qualquer autobronzeador com luva, em movimentos únicos, e com uma só passagem para que ele fique uniforme.»

Outro passo importante é exfoliar a pele antes da aplicação, como destaca a especialista. «Aconselho a fazer uma exfoliação no banho, para retirar todas as nossas células mortas, para que depois quando aplicamos o auto-bronzeador este atue de uma forma mais uniforme».

Na zonas secas dos joelhos e nos cotovelos os cuidados devem ser reforçados para evitar as manchas. Vanessa Bonjour destaca para essas zonas alguns cuidados especiais: além da exfoliação a pele deve estar bastante hidratada, e na altura de aplicar o autobronzeador a pele deve estar esticada – para tal dobre o braço ou os joelhos, de forma a evitar as rugas naturais destas partes do corpo.

Rosto e corpo são coisas diferentes

E autobronzeadores para o rosto? O importante é não aplicar autobronzeadores, próprios para o corpo, na cara. Questionada sobre o cuidado a ter com as sobrancelhas, Vanessa depressa se adianta, dizendo que «[o autobronzeador] não tinge as esta zona. Não altera o pigmento das sobrancelhas. É seguro.»

A duração média dos  autobronzeadores é de cerca de 8 a 10 dias. No entanto, a duração vai depender muito do produto escolhido e da pele de cada pessoa.