Esta é a Agenda de Beleza Que Todas as Noivas Precisam

O segredo para uma pré-época de casamento sem stress? Planear! Por: Carolina Adães Pereira -- Imagens: Josefina Maria Bietti

O calendário essencial está aqui. Os conselhos dos especialistas também.

 

1.Unhas

Magda Lourenço, Nails 4’ Us

A mais valia das unhas de gel face a qualquer outra técnica é que conseguimos sempre deixar as unhas lindas e perfeitas independentemente do estado em que elas se encontrem.

Os cuidados essenciais a ter entre sessões são manter as mãos e cutículas hidratadas sempre, com o nosso creme ultrahidratante Velvet, por exemplo. Todos os pormenores, como a recomendação do formato e comprimento das unhas, são feitos no decorrer da sessão.

A primeira sessão, idealmente, deve ser feita três semanas antes do casamento. A manuten­ção dois dias antes da cerimónia. No entanto, uma semana antes da boda, deve ser feita uma esfoliação seguida da aplicação de um hidra­tante duas vezes por dia até à cerimónia.

Já a última sessão pode ser feita até à véspera, mas se fizer uns dias antes, as unhas mantêm­-­se perfeitas até ao grande dia.

2.Depilação

Ana Baltieri, Clínica Esteticêutica, Paço de Arcos

Se está a pensar casar e se a depilação definitiva é uma opção, inicie o tra­tamento pelo menos com 10 meses de antecedência para estar perfeita na altura da cerimónia.

Para a eliminação total dos pelos são ne­cessárias cinco a 10 sessões: a resposta ao tratamento depende da cor e espessura dos pelos e da pele. As sessões devem ser realizadas com um intervalo entre seis a oito semanas no corpo e quatro a seis semanas no rosto.

A depilação a laser tem contraindica­ções e riscos. Antes da primeira sessão, opte por uma clínica que tenha um equipamento fiável e técnicos habi­litados. Por exemplo, o laser Alma Beauty Remove permite fazer sessões de tratamento no verão, em peles bron­zeadas e negras e é indolor.

A última marcação, caso o tratamento ainda não esteja concluído, deverá ser feita pelo menos uma semana antes do casamento.

3.Pele

Filipa Ribeiro, Centro de estética Well’s Norte Shopping, Matosinhos

O tratamento de corpo ou rosto deve começar três meses antes do casamento, para o organismo se adaptar aos tratamentos escolhidos. Contudo, o limite é um mês antes do grande dia.

Para o rosto, deverá realizar-se uma limpeza de pele e um programa de tratamentos adaptados às necessidades da noiva, como o Hidralight. Ilumina a tez, melhora a textura da pele e atenua as rídulas mais visíveis. No caso dos tratamentos de corpo, poderá optar-se por um Programa Body Start 10, para desintoxicar o corpo, perder volume e/ou refirmar a pele nas zonas mais complicadas.

Em casa, as rotinas de cosmética têm que ser adaptadas aos planos de tratamento.

A última sessão deverá ser realizada 48 horas antes do grande dia.

4.Maquilhagem

Mário Dias, National Make Up Artist YSL

Deve começar a pensar na maquilhagem uns meses antes para poder escolher bem todos os pormenores, como o estilo de que mais se adequa ao vestido escolhido, as cores que funcionam melhor e o maquilhador que melhor se enquadra dentro do visual pretendido. É importante informar o profissional sobre
a possibilidade de ir de férias antes do casamento para que não existam surpresas quanto ao tom de base no grande dia.

Antes da primeira sessão deve criar um moodboard com o estilo de penteado e vestido incluídos, uma vez que a maquilhagem irá ser um trabalho que se complementa com estas áreas.

Os testes dependem do tempo disponível. Idealmente a noiva deverá fazer uma primeira consulta onde se faz uma troca de ideias inicial e se estabelece uma relação de afinidade com o profissional. É com este primeiro contacto que se cria uma relação de confiança, para que todas as dúvidas possam ser abordadas e feitos os testes necessários para que tudo esteja perfeito.

No dia do casamento, a maquilhagem deve ser agendada com tempo, com margem para algum atraso que possa ocorrer no dia. O maquilhador deve manter-se no local até a noiva sair, para que possa dar algum retoque final se necessário.

5.Cabelo

Olga Ferreira-Hilário, Salão Slash, Lisboa

Idealmente, deve começar-se a pensar no look seis meses antes da data do casamento. Alguns penteados estão dependentes do comprimento do cabelo e em alguns casos a cor também tem de ser costumizada. Seis meses antes também é boa altura para fazer as marcações necessárias e garantir que o cabeleireiro marca logo a data do casamento na agenda.

Na primeira sessão é importante levar fotos do vestido e ter já decidido as joias e outros acessórios, como o véu e o que se vai usar no cabelo. Convém levar referências dos penteados que gosta e dos que não gosta também. É essencial.

O teste principal deve ser feito no dia da última prova do vestido, para a noiva ir com o cabelo pronto para a prova e conse­guir visualizar o look total. Normalmente, isto acontece entre duas semanas a um mês antes da data do casamento.

A última marcação é no dia do casamento, claro. Normalmente começamos a prepa­rar o cabelo três a quatro horas antes da cerimónia. Também é normal o cabelei­reiro ser a última pessoa a terminar (em conjunto com o maquilhador), para dar os últimos retoques antes da noiva sair, já totalmente pronta.

6.Sobrancelhas

Sofia Ávila, National Brow Artist da Benefit

Ter as sobrancelhas cuidadas é muito im­portante e convém que sejam feitas por um profissional. Antes de fazer o que quer que seja, dirija­-se a um Browbar onde um espe­cialista irá aconselha­-la da melhor forma.

Importante: não toque em nenhum pelo até à primeira sessão. Idealmente durante 1 mês. Assim, teremos umas sobrancelhas no seu potencial máximo. Evite quaisquer trata­ mentos faciais ou até solário antes da sessão.

Os testes devem começar o quanto antes, para que possamos colmatar o máximo de dilemas de sobrancelhas e perceber qual o melhor estilo para si. Na Benefit, pode escolher o estilo de sobrancelha que sempre quis e mudá-­lo com a mesma facilidade com que muda a cor do seu batom. Quanto mais sessões marcar, maior é a probabilidade de conseguir o estilo perfeito.

Entre sessões, basta maquilhar as suas so­brancelhas usando produtos indicados pelo especialista do Browbar. Assim, conseguirá mantê-­las com um aspeto cuidado até à pró­xima visita ao Browbar.

 

 

Este artigo foi originalmente publicado na ELLE de maio de 2018.