À Flor da Pele: A Rotina de Beleza de Kelly Bailey

Falámos com a atriz sobre as suas rotinas de maquilhagem e de cuidado de corpo e cabelo. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagem: © D.R

Kelly Clarkson, Kelly Rowland, Kelly Key… Até há bem pouco tempo estas eram as únicas Kellys em quem pensávamos, mas hoje a primeira associação a este nome é outra. Falamos, naturalmente, de Kelly Bailey, a atriz que com apenas 20 anos é já uma das mais célebres da televisão nacional.

Conhecemo-la em 2014, graças à novela A Única Mulher, e desde então temos vindo a acompanhar o seu percurso promissor em frente às câmeras: seja no pequeno ecrã, seja em videoclipes, Kelly Bailey já deu variadas provas do seu talento. Parece que sabemos tudo sobre ela e, no entanto, há histórias que se escondem para lá do seu sorriso espontâneo. Fomos descobri-las, numa conversa informal onde a atriz revelou as suas filosofias e rotinas de beleza.

 

Cuidados de pele

 

Que cuidados tens com a pele?

Tento ter cuidado com o sol e estar hidratada. Bebo muita água e gosto de habituar a minha pele a precisar do mínimo possível. Um bom óleo e um creme facial é o essencial para mim. Quando estou a gravar tento ter uma boa agua micelar comigo e fazer algumas máscaras purificantes.

Como é a tua rotina de manhã?

Durante o dia lavo o rosto e tento usar um creme facial simples, para mim o hidratante Aquasource, da Biotherm, é o que funciona melhor. Às vezes falho este passo quando estou cheia de pressa e aí tento compensar à noite. Do que não prescindo de manhã, antes de sair, é do óleo da Kiehl’s Daily Reviving Concentrate. A minha pele fica fresca e com um brilho saudável.

E à noite?

Gosto de usar a água micelar da Garnier, porque limpa e tem um óleo natural que remove facilmente a maquilhagem dos olhos. Também uso sempre creme no contorno dos olhos e no rosto. Gosto de usar produtos naturais.

Ao longo do dia, aplicas alguma coisa?

Apenas um hidratante de lábios, nada mais.

Que produtos tens sempre na carteira?

Ando sempre com o meu perfume, a máscara Total Temptation, da Maybelline, e um bálsamo de lábios da Baby Lips. Também tenho diariamente comigo a base Fit Me Matte+Poreless no tom 128, o lápis para lábios Color Sensational no tom Nude Whisper, o batom Color Sensational no tom Wooden Brown, o eyeliner Master Drama Lightliner, uma sombra de olhos da YSL e um glitter de rosto e corpo da Nyx no tom Rose.

 

Maquilhagem

 

Quanto a maquilhagem, qual é a tua rotina?

Não tenho uma rotina extensa. Uso máscara nas pestanas e gosto de usar um bálsamo labial no dia-a-dia. Para mim é importante mostrar uma pele saudável. Quanto menos, melhor.

Que produtos usas sempre?

Adoro a máscara Total Temptation, da Maybelline, tenho-a sempre comigo. Também uso muito o bálsamo de lábios Baby Lips e o batom Color Sensational.

E quando queres uma maquilhagem mais especial, o que é que costumas fazer?

Quando vou sair ou tenho um evento em que não preciso de maquilhagem profissional, gosto de usar sombra em creme com tons metálicos e um batom com uma cor mais forte. Às vezes, sobretudo no verão, uso um pouco de bronzer para destacar a pele de praia.

A tua pele ressente-se muito com a maquilhagem que usas para efeitos de trabalho?

Em certos dias sim, mas eu tento ter muito cuidado com isso. Como tenho que remover maquilhagem várias vezes ao dia tento, por exemplo, não arrastar o algodão ou o lenço nos olhos, por exemplo, para não irritar a pele sensível. Tento também deixar a minha pele respirar sempre que possível e faço algumas máscaras purificantes.

Gostas de ser maquilhada ou preferes maquilhar-te?

Gosto de ambos. Tenho vários trabalhos em que preciso que a minha maquilhagem seja feita profissionalmente mas também gosto de me maquilhar. Com os trabalhos que fiz fui aprendendo a maquilhar-me e tomei o gosto. Gosto do ritual de me maquilhar. Posso não fazer muito mas aprendo sobre o mim e é um momento que passo comigo própria.

 

Perfume

 

Que perfume mais usas?

Eu adoro os perfumes da Zadig & Voltaire: usei o This is Her durante muito tempo e mais recentemente comecei a usar o Girls Can Do Anything. Gosto de como são versáteis e de como se ajustam aos vários cenários da minha vida. E, claro, também gosto muito da mensagem de girl power!

És fiel a um só aroma ou gostas de variar de fragrância?

O perfume é algo que muda enquanto vamos crescendo. O que eu usava aos 16 anos não é o mesmo que uso agora. Ao crescer vou aprendendo e apurando os meus gostos e dessa maneira vou mudando. Por isso, sim, sou fiel quando estou a viver uma certa fase na minha vida, mas não o consigo ser eternamente, pelo menos por agora. Ainda tenho muito que aprender.

 

Cabelo

 

Que preocupações tens com o cabelo?

Dado o meu trabalho, tenho que ter muito cuidado com o meu cabelo. Durante as gravações tenho o cabelo demasiado exposto ao calor, por isso quando tenho tempo tento hidratá-lo e reduzir o uso de fontes de calor. O meu truque é fazer uma máscara de abacate natural com uma colher de sopa do sérum L’Orèal Absolut Repair. Ponho uma touca e deixo actuar durante 30 minutos. O cabelo fica mesmo brilhante e saudável.

Que produtos usas habitualmente?

O spray protector de calor da Elnett, o champô Extentioniste, da Kérastase, e um tratamento de keratina, a máscara de cabelo fortificante Coentro, da linha Botanicals da L’Orèal e para as pontas o óleo de argão e camélia da Garnier.

Quanto a cortes e cores, és de fazer muitas mudanças?

Cores não tanto pois ainda não chegou o momento, mas não tenho medo da mudança. No meu campo de trabalho tenho que estar confortável com mudanças drásticas. Para o meu primeiro papel na televisão tive que cortar o cabelo muito curto — e eu tinha o cabelo enorme. Claro que foi um choque mas quando me vi no espelho não fiquei assustada nem insegura, e isso tirou-me o medo da mudança. Aprendi que gosto de mim de qualquer maneira e isso foi importante.

 

Corpo

 

Há algum cuidado que tenhas em particular?

Treino, faço dança e tenho uma alimentação equilibrada.

Fala-nos da tua rotina de exercício.

Tenho um Personal Trainer que me ajuda muito e que me passou o gosto pelos treinos. Sempre fui activa e pratiquei desporto mas odiava treinar, era um suplício. Mas quando comecei a treinar com o meu PT tudo mudou. Pratico boxe e quando fui a Bali descobri o yoga, algo que tenho andado a explorar. Gosto de como me faz desligar do stress do dia-a-dia.

E quanto à dança?

Depois de interpretar a Luz, na minha última novela, ganhei o gosto pela dança. Foi algo que ficou desta personagem tão importante para mim e de há meio ano para cá tenho tido aulas de dança. É meio um hobby. Adoro dançar e adoro aprender, sinto-me feliz ao final de cada aula, quer seja difícil ou não.

És muito regrada com a alimentação?

Sou equilibrada no que como. Tento manter uma alimentação saudável e natural, mas também não me proíbo de comer uma pizza ou um hambúrguer. Tento aproveitar os momentos e não me martirizar pelo que comi. O equilíbrio é tudo na vida.

O que é, para ti, beleza?

É uma presença que vem de dentro. Ser-se bom, para si e para os outros, torna uma pessoa bonita. É algo que ultrapassa o físico e que está nos detalhes de cada pessoa.

E ser ou estar bonita?

Ser bonita. Estar bonita é passageiro e qualquer um pode estar bonito. O ser é um trabalho interior que se constrói com o tempo, é bastante trabalhoso, mas tão mais gratificante. Estar bonita não transmite o todo de uma pessoa, é uma máscara com prazo de validade que não dura no mundo de hoje.