20 Exemplos de Que as Perucas Já Não São Só Para o Carnaval

De todas as cores e feitios, as perucas trazem novo sentido à expressão «cabelo novo, vida nova». Por: Carolina Adães Pereira -- Imagens: © Imaxtree e Instagram.

Perucas, aquele objeto que se encontra no limbo entre o estranho e o divertido. Em algum momento, já quase todas usámos uma peruca, quer seja por motivos mais lúdicos ou, mais grave, por questões médicas e de auto-confiança.

Mas se há lição que conseguimos tirar das passerelles é que o cabelo é o acessório primordial das mulheres. Tem o poder de mudar todo o nosso look e muitas vezes é o despoletar de uma mudança que vai mais além que o físico.

Propomos-lhe agora não se ficar pela opção óbvia e sintética e conhecer um pouco mais a arte de uma peruca natural. Afinal, como é que acha que Beyoncé e Ariana Grande conseguem mudar tanto de cabelo? «Tens o cabelo comprido e, por exemplo, queres ter o cabelo loiro. Não vais estar a danificar o teu cabelo, não faz sentido. Nós usamos cabelo humanos nas nossas perucas. São cabelos que dão para fazer tingimento, pelo que podes pintar de qualquer cor», conta-nos Yolanda Ferreira, proprietária do espaço Elegância Total.

Convencida? Explicamos-lhe tudo abaixo e deixamos-lhe imagens de inspiração na galeria.

 

Como se aplica

«Quando as pessoas ouvem falar de cola, dizem logo “ai meu Deus! Cola e cabelo, como é que isso funciona?”», conta Yolanda. Antes de mais, a cola utilizada não danifica o cabelo e é própria para pessoas com problemas de saúde. Mas há mais métodos de aplicação, como fazer tranças «bem finas para não criar volume e para não doer (…) ou quem tiver o cabelo curto, dá para pôr uma capa que vai simular o couro cabeludo da pessoa», explica a profissional.

 

Os cuidados a ter

Estamos a falar de cabelo natural, pelo que o tratamento deve ser semelhante ao que tem com o seu próprio cabelo. Lembre-se que «a duração média de uma peruca é de três a quatro anos, se for tratada bem. Isto inclui a manutenção da lace, a parte que simula a parte do nosso couro cabeludo», explica Yolanda. Para conseguir tal longevidade, é essencial uma hidratação profunda pelo menos uma vez por mês.

Se nesta fase já estiver convencida, procure um espaço de confiança, como o salão Elegância Total, em Lisboa, e veja mais imagens na galeria.

Este artigo foi originalmente publicado na ELLE de novembro de 2018.