12 Perfumes Para Transformar As Suas Rotinas Em Casa

Desbravar novos territórios sem sair do conforto do lar. Por: ELLE Portugal Imagens: © D. R.

Contamos dezenas de shoppings de perfumes realizados pela equipa da ELLE ao longo dos tempos. Partilhamos dicas para escolher a fragrância perfeita segundo a personalidade, reunimos sugestões para presentear aquela pessoa especial e até divagamos sobre qual o aroma ideal para as personagens das nossas séries de televisão favoritas. Contudo, nenhum destes artigos nos preparou para este momento: o de termos que ficar fechadas em casa, ter que transformá-la num local de descanso, espaço de lazer e entretenimento e também no nosso escritório.

Pode parecer uma ligação um pouco aleatória, mas na tentativa de nos mantermos fieis às nossas rotinas, por questões de produtividade e motivação, esquecemo-nos que o espaço envolvente pode condicionar a nossa sensibilidade olfativa. Depois de três semanas de distanciamento social, de ter feito o seu primeiro pão de centeio e de ter arrumado toda a sua casa (incluindo aquela caixa que estava esquecida no fundo armário desde o dia das mudanças), continua inquieta com uma sensação de que algo ainda não está bem? Pode ser uma questão de fragrâncias.

 

A ciência dos aromas e as suas escolhas

Se nos últimos dias nem tem tocado no seu perfume favorito, ou até a simples ideia a deixa inquieta, não se preocupe. É uma reação completamente normal. Estamos a viver uma situação atípica e qualquer elemento pode alimentar a nossa ansiedade ou influenciar as nossas emoções. Isto não é uma suposição, é uma realidade. «A aromacologia [psicologia dos aromas] analisa o efeito das essências nas emoções», revela Daniel Figuero, embaixador internacional de fragrâncias da Dior. Seguindo este racional, alterar o aroma que utilizamos diariamente talvez possa ser uma solução para mudar a sua disposição.

Algumas das notas que podem ajudá-la nesta fase, segundo o especialista, são: «a menta, que é uma nota estimulante. Os cítricos explosivos do Joy Intense [o eau de parfum lançado pela Dior no fim do ano passado], por exemplo, são projetados para criar uma sensação de alegria. Se a tangerina, laranja e bergamota são notas que podem nos animar, a aplicação de perfumes com notas como chá, almíscar branco ou lavanda na pele podem-nos conduzir a um estado de calma e relaxamento», conclui Figuero.

 

Mudar de perfume pode ser a chave

Se não se revê na situação em cima descrita, não há problema. A forma como as situações são vividas diferem de pessoa para pessoa e «usar o mesmo aroma que usamos todos os dias poderá gerar uma sensação de rotina e, portanto, de tranquilidade: a mente ajusta-se aos gestos familiares», explica Daniel Figuero. Se sente algum conforto ao usar a fragrância de todos os dias, mude apenas ao sábado e domingo para acentuar a diferença «entre semana de trabalho e dias de descanso», dado que os dias todos em casa podem ser iguais, sugere Figuero.

 

Reunimos 12 perfumes, na galeria em cima, com as notas que Daniel Figuero sugeriu, prontas para tornar a sua rotina provisória por casa mais positiva.