- 15Jan2021
- Atualidade
#VermelhoemBelem: Nas Redes, Pintam-se os Lábios Contra a Extrema-Direita
Depois do comentário depreciativo de André Ventura, surgiu uma onda de apoio a Marisa Matias.
Porque o machismo e a intolerância não podem passar incólumes, o Twitter pintou-se, esta sexta-feira, 15 de junho, de vermelho. Foi num movimento de apoio à candidata à Presidência da República, Marisa Matias, que chegou às tendências da rede social o #VermelhoemBelem, um hashtag que acompanha fotografias e vídeos de figuras do universo da política e outros utilizadores com os lábios encarnados, quebrando barreiras de género e visões do mundo.
Esta onda de solidariedade para com a eurodeputada surgiu após um comentário depreciativo feito pelo líder do Chega! e também candidato a Presidente da República, André Ventura, durante uma das suas ações de campanha, em Portalegre. «Não quero dizer nada de que me arrependa amanhã, mas [Marisa Matias] não está muito bem em termos de imagem, de performance. Assim com os lábios muito vermelhos, como se fosse uma coisa de brincar», afirmou, tendo ainda procurado denegrir a imagem de Ana Gomes, Jerónimo de Sousa, João Ferreira e Marcelo Rebelo de Sousa.
Um movimento de apoio
Ainda que Ana Gomes se apresente como uma oponente a Marisa Matias na corrida à Presidência da República, isso não a impediu de mostrar que o género feminino deve estar unido, tendo partilhado um vídeo no qual aparece a pintar os lábios com um batom vermelho.
#VermelhoemBelem pic.twitter.com/8vIItGTWnj
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) January 15, 2021
Também a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, decidiu publicar uma fotografia na rede social, seguindo os passos de outros deputados do seu partido.
Então, bom dia. #VermelhoemBelem #Marisa2021 pic.twitter.com/ZuXQ345voy
— Catarina Martins (@catarina_mart) January 15, 2021
Parece que o batom vermelho incomoda o cobarde sexista André Ventura.#VermelhoemBelem pic.twitter.com/2jTRMHHdqj
— Fabian Figueiredo (@ffigueiredo14) January 14, 2021
Parece que anda aí um machista de extrema-direita incomodado com batom vermelho 💄 #vermelhoembelem #Marisa2021 pic.twitter.com/sBCnpp27kl
— Isabel Pires (@isabelruapires) January 14, 2021
Parece que o machismo tem medo de batom vermelho. #VermelhoemBelem pic.twitter.com/mgNhzcEj4o
— moises ferreira (@moisesscf) January 15, 2021
Porém, esta onda de solidariedade não veio apenas de membros e apoiantes do Bloco de Esquerda e de Ana Gomes. Além desses, o deputado pelo Partido Socialista, Miguel Costa Matos, anexou uma fotografia sua de boca encarnada, acrescentando que «nenhum homem deve comentar as escolhas estéticas de uma mulher para a denegrir, muito menos para denegrir as suas ideias por associação».
💄Nenhum homem deve comentar as escolhas estéticas de uma mulher para a denegrir.
🧠✊ Muito menos para denegrir as suas ideias por associação.
❌Diz não ao machismo!#VermelhoEmBelem https://t.co/nozk3g1Im9 pic.twitter.com/VNa9NhebhI
— Miguel Costa Matos (@MigCMatos) January 14, 2021
Entretanto, Marisa Matias agradeceu «a solidariedade» nesta luta contra o machismo, em resposta à publicação de Ana Gomes.
Obrigada pela solidariedade! ☺️💋
— Marisa Matias (@mmatias_) January 15, 2021