Podemos Seguir Todas as Lições de Teletrabalho de Carrie Bradshaw, Exceto Uma

Ainda assim, ver O Sexo e a Cidade foi bom o suficiente para nos preparar para este momento. Por: Inês Aparício Imagens: © D.R. e Warner Bros.

Podíamos não sabê-lo na altura, mas os episódios de O Sexo e a Cidade eram, na verdade, lições de vida para este período de isolamento social. Em cada um deles, enquanto víamos Carrie Bradshaw escrever a sua crónica, todas as noites, assistíamos a uma aula de ‘como praticar teletrabalho’. Mas existe um detalhe que teremos de ignorar, se quisermos acabar com nota 20 no final: o facto de a protagonista da série se sentar, ao computador, em frente a uma janela.

Em conversa com a Elle México, a autora do livro The Smarter Home Office, Linda Varone, explicou que a posição da janela relativamente ao local de trabalho é importante e pode influenciar a produtividade de cada um. Assim, declarou existirem três motivos para não se sentar em frente a uma (e Carrie só não se apercebeu destes porque, quer dizer, era uma série e para efeitos estéticos esta forma era, provavelmente, a que funcionava melhor).

1.

Por maior que seja a luminosidade do ecrã, nunca será tão forte ou brilhante quanto a do exterior. Por isso, esta diferença de luzes irá provocar-lhe dores de cabeça e a sensação de vista cansada.

2.

Tão simples quanto: o que acontece lá fora desconcentra-a. Qualquer movimento no exterior é o suficiente para que o foco passe a ser um carro na estrada ou um pássaro a voar, em vez do trabalho.

3.

Caso a janela esteja imediatamente atrás de si, a probabilidade de se distrair com a entrada ou saída dos seus familiares ou colegas de casa na divisão em que se encontra, é grande. Instintivamente, irá voltar-se para trás todas essas vezes, entrando em modo vigilância.

A disposição da secretária em relação à janela é apenas uma das estratégias para que o teletrabalho seja mais eficiente. Contudo, manter a rotina, vestir-se tal como se fosse trabalhar para o escritório ou manter barulho de fundo são outras dicas que deve seguir.