Sienna Miller Manifesta-se Contra o Brexit Através da Roupa

Um hoodie que vale mais que mil palavras. Por: Margarida Brito Paes Imagens: © GTRESONLINE

O Brexit é um dos temas quentes do momento. A saída do Reino Unido da União Europeia é dos processos mais complicados, e polémicos, da atualidade. Com a extensão da data para um acordo, até dia 31 de janeiro, são muitas as vozes que se continuam a manifestar contra a decisão tomada em referendo, a junho de 2016. Esta quarta-feira, 30 de outubro, Sienna Miller não precisou de pronunciar uma palavra para se posicionar politicamente em relação ao Brexit. 

O hoddie de Sienna Miller

Sienna Miller foi vista, em Nova Iorque, a vestir um hoddie anti Brexit. A peça de roupa em questão retrata a bandeira da União Europeia com menos uma estrela. A criação é da responsabilidade da iniciativa artística König Souvenir. Este hoddie, que tem o valor de €59, é descrito pela marca como «um símbolo de inquietação e apelo à ação, o hoddie UNify apela a uma envolvimento crítico com o projeto europeu. O círculo com estrelas, na parte frontal, simboliza o clima atual de incerteza na Europa».

Este hoddie foi lançado na altura das primeiras discussões sobre o Brexit e tornou-se viral. Esta peça de roupa já tinha sido usada por Adwoa Aboah, Richie Shazam, and Juergen Teller.

Não foi um dia comum

Talvez Sienna Miller tenha apenas agarrado na primeira camisola que lhe apareceu à frente, mas seria demasiada coincidência. É que esta quarta-feira, dia em que as fotografias foram tiradas, foi publicado um estudo que revela que o Brexit poderá custar 80 mil milhões de euros ao Reino Unido, até 2029. Isto se for aplicado o acordo proposto por Boris Johnson.

O estudo foi levado a cabo pelo Instituto Nacional Pesquisa Económica e Social (NIESR). A investigação conclui que nos próximos dez anos anos o PIB britânico possa contrair 3,5%. O Governo de Boris Johnson já respondeu a estas previsões dizendo que os cálculos foram feitos tendo como base condições de mercado livre que não são as mesmas que o acordo pretende alcançar.