A Tissot Homenageia Amália Rodrigues Através De Um Relógio

Esta é a primeira vez que a marca homenageia uma mulher. Por: Inês Aparício Imagens: © D. R. e Museu do Fado.

Amália Rodrigues é, inegavelmente, um ícone. E quebra a barreira do tempo, atravessando gerações, que a têm sempre como referência na música portuguesa. A sua relevância torna-se, assim, intemporal e, por isso, representá-la num relógio – símbolo do tempo – parecia quase obrigatório. Deste modo, ao aproximar-se o ano de celebração do centenário do nascimento da fadista, a Tissot decidiu homenagear o seu legado, através de dois modelos deste acessório. É assim que esta se transforma na primeira mulher distinguida com uma edição especial, em Portugal, pela marca.

«Inicialmente, fomos contactados pela fundação, porque ia surgir o centenário da Amália. A Tissot tem a tradição, em Portugal, desde 1997, de homenagear pessoas, património material e imaterial português, para perpetuar a nossa história e achámos que fazia todo o sentido, principalmente aproximando-se um marco tão importante como este», começa por explicar Hugo Lopes, brand manager da insígnia, à ELLE. «Sendo um tema tão abrangente como era a Amália, decidimos fazer duas versões, uma de homem e outra de mulher, limitadas a 1920 peças cada uma», continua. Numa conta rápida, percebemos que este número não é por acaso. «As nossas coleções são sempre limitadas a um número que faça sentido. Neste caso, 1920 é o ano de nascimento de Amália», esclarece.

Para esta edição exclusiva do mercado português, a Tissot optou por fazer uma ode à simplicidade. Quase por contraste à exuberância dos vestidos que habitualmente vestia, repletos de folhos – numa clara alusão às peças tradicionais espanholas -, ou da joalharia que brilhava em todas as direções. Mas para a Tissot todo o brilho é dispensável porque Amália, com apenas a sua voz, era suficiente. «Pegámos num relógio muito clássico e fizemos algumas alterações no mostrador», observa Hugo Lopes. «O relógio de homem é automático, enquanto o de senhora é mais discreto, de quartzo», completa.

Amália no relógio

Ao contrário do que possa imaginar, a fadista não surge de forma óbvia no relógio. Pelo menos, não à primeira vista. É o negro um dos elementos fundamentais desta peça que, como explica João Santos, diretor-geral da Tempus internacional, nos é imediatamente remetido para a imagem da portuguesa. «O preto foi uma das grandes armas de Amália. Esta levou o preto para o fado e, a imagem que hoje temos do vestido preto do fado, é o vestido preto da Amália. Por isso, tentámos também aqui ter esse referencial», esclarece.

Além da cor que pinta o acessório, também outras referências mais evidentes surgem nele. Contudo, na parte de trás deste. «Agarrámos nas características da Amália, no que é mais reconhecível dela – neste caso, a assinatura e o perfil desta – e tentámos colocar isso visível no relógio, na parte de trás, no fundo de caixa do relógio», nota o brand manager da Tissot.

Esta escolha prende-se com a ideia de que o valor da peça perde-se quando colocam este tipo de detalhes no mostrador ou na bracelete. «Na parte da frente, temos a experiência de que tira valor ao relógio. No sentido em que, as pessoas querem uma peça que consigam usar todos os dias, mas que, ao mesmo tempo, seja especial. Que seja especial para elas. E é um ‘dinner subject’. Portanto, as pessoas podem falar disso, tirar o relógio, mostrar, mas não querem que seja visível para toda a gente. É o detalhe delas. Falam sobre ele se quiserem», clarifica Hugo Lopes.

Se o decidirem fazer, amigos, conhecidos ou familiares poderão ver, no modelo masculino, uma gravação do perfil da fadista. Já na versão feminina, surge a inscrição «Amália / 1920-2020 / Diva do Fado».

Para memórias futuras

Estes dois modelos de relógios ficaram expostos na Casa Amália Rodrigues. Esta edição especial está já disponível na loja Tissot do Colombo, Boutique dos Relógios e agentes autorizados. Os relógios vêm acompanhados com uma pequena guitarra de porcelana, num estojo desenhado especialmente para esta. Enquanto o relógio de homem custa €690, o feminino tem um preço de €390.