Quentin Jones:«Tenho um gosto mais refinado que nos meus dias enquanto modelo»

A entrevista exclusiva com a fotografa Quentin Jones Por: ELLE Portugal Imagens: © D.R (Mango)

Quentin Jones é fotografa, ilustradora e realizadora, mas também já foi modelo. Agora regressa a esse papel a convite da Mango para um campanha muito especial. Ao lado da irmã Jemim, fundadora do restaurante Tart de Londres, Quentin foi anfitriã de uma festa em sua casa que deu origem às imagens da nova campanha da Mango.

Entre os convidados deste evento muito pessoal estavam: Waris Ahluwalia, designer e ator, e o casal integrado por Greta Bellamacina, atriz, cineasta e poetisa, e Robert Montgomery, renomado artista gráfico. Mas também Sofía Sánchez de Betak, embaixadora da Mango e Hikari Yokoyama, consultora especialista em arte e design e, por último, o modelo Kit Butler. Todos eles foram vestiram peças da coleção de festa da marca espanhola e festejaram, enquanto eram fotografados sem poses, nem artifícios. Um projeto muito especial de que a ELLE.pt falou em exclusivo com Quentin Jones.

Como é fazer parte deste projeto, ao lado da tua irmã?

Tão divertido! Apesar de trabalharmos em indústrias semelhantes, raramente trabalhamos juntas. Quando a Jemina costumava aparecer para as sessões fotográficas, por vezes fazia-a juntar-se a mim nos sets – mas ela agora tem um restaurante incrível (o Wild By Tart), portanto isso acabou. Divertimo-nos tanto a gravar com a Cass – não é óbvio?

Como foi a festa que tu e a tua irmã organizaram para filmar este editorial?

Foi a melhor. Fomos apenas nós e uns amigos nossos a comer, jogar ping pong e a tornar os nossos looks festivos. Sem dúvida, um dos meus projetos mais divertidos!

És fotógrafa. Gostaste de ser modelo por um dia?

Na verdade, fiz trabalhos enquanto modelo durante vários anos antes de ir (duas vezes) para a universidade e depois decidi ir para o outro lado da câmara. Por isso, sinto que é bastante natural. E agora compreendo o quão mais difícil é produzir e fotografar do que ser fotografado. É tão cansativo conseguir um bom vídeo ou fotografia e, pelo menos, as modelos podem fechar os olhos enquanto as estão a maquilhar.

Os fotógrafos veem a roupa de maneira diferente? Como o fazem?

Sim, penso que agora tenho uma maior noção de como me movimentar para que as roupas pareçam interessantes no vídeo. E tenho um gosto mais refinado do que nos meus dias enquanto modelo.

Como defines a coleção da Mango?

Diria que é super divertida e com a quantidade certa de brilho para a época festiva, mas também sofisticada o suficiente para mulheres de todas as idades a usarem.

Qual é a tua peça favorita desta coleção e com qual gostaste mais de fotografar?

Para as fotografias, os macacões brilhantes são incríveis. A Sofia usou um deles para o jantar. Mas adoro as calças de cabedal que usei. São tão fáceis de usar e perfeitas para a transição entre o dia e a noite.

Podes dar-nos um conselho de moda?

Pensem sempre num equilíbrio. Como conseguir elevar uma t-shirt com diamantes ou tornar mais casual um vestido curto com sapatos rasos. É sempre divertido brincar com o que é esperado.