Príncipe Harry Relembra o Legado da Mãe No Dia Em Que Diana Faria 59 Anos

O filho mais novo da Princesa do Povo deixou ainda uma mensagem de esperança durante os Diana Awards. Por: Inês Aparício Imagem: © GTRESONLINE.

No dia em que Diana completaria 59 anos, o Príncipe Harry recordou os contributos da mãe para o Mundo. Num discurso de homenagem à Princesa do Povo, a propósito da edição de 2020 do evento Diana Awards – este ano, virtual, claro -, o filho mais novo deixou ainda palavras de agradecimento aos jovens que procuram seguir as pisadas desta, nesta quarta-feira, 1 de julho. De acordo com a organização do evento, a mensagem foi proferida em nome, não só de Harry, como de William.

O discurso de Harry

«Sinto-me incrivelmente orgulhoso por fazer parte destes prémios, uma vez que homenageiam o legado da minha mãe e trazem o melhor de pessoas como vocês», declarou, dirigindo-se diretamente ao público que assistia à cerimónia, composto essencialmente por jovens entre os nove e os 25 anos que se distinguiram pelos seus esforços filantrópicos. «Todos estão a fazer um trabalho incrível e, em tempos de incerteza, encontraram o poder e a inspiração dentro de vocês para deixar uma marca positiva no mundo», adicionou.

Harry continuou o discurso, relembrando a mãe e destacando o papel desta. «Sei que a minha mãe tem sido uma inspiração para muitos de vocês e posso assegurar-vos que ela estaria a lutar do vosso lado. Tal como muitos de vocês, ela nem sempre seguia o caminho mais fácil, o mais popular ou mesmo o mais confortável. Mas defendeu alguma coisa e defendeu as pessoas que precisavam», sublinhou.

De seguida, o filho mais novo de Diana admitiu sentir «esperança» e «confiança quanto ao futuro do Mundo e a sua capacidade de se curar». Apesar disso, salientou que o combate ao racismo sistémico tem de continuar. «O racismo institucional não tem espaço nas nossas sociedades, mas, mesmo assim, ainda é uma epidemia. É necessário apercebermo-nos do preconceito inconsciente, sem culpa, para criarmos um mundo melhor para todos vocês. Quero que saibam que nos comprometemos a ser parte da solução e fazer parte da mudança que todos vós lideram», completou, acrescentando um pedido de desculpa por «não ter feito o suficiente».

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por The Diana Award (@dianaaward) a

No entanto, Diana não deixou apenas um legado humanitário, como um legado de estilo. Relembre-o na galeria, em baixo.