A Primeira Semana de Moda de 2021 Já Foi Adiada

O mês de janeiro já não vai receber, como habitualmente, as propostas masculinas dos criadores britânicos. Por: Inês Aparício Imagens: © Imaxtree.

O ano ainda não terminou (por mais que queiramos que chegue ao fim muito em breve), mas as datas da primeira Fashion Week de 2021 já estão decididas. Contrariamente ao que é habitual acontecer, a Semana de Moda de Londres masculina não se irá realizar em janeiro, mas sim no mês seguinte. É entre os dias 19 e 23 de fevereiro que os designers irão mostrar, ora em apresentações digitais, ora em desfiles físicos, as suas coleções, avançou o British Fashion Council.

Por trás da decisão de adiar o evento está, claro, a pandemia. Mas não só. Os «desafios relativamente movimentação de bens, amostras e pessoas no mercado único e as consequências do pós-Brexit», além do resultado de vários inquéritos e debates com criadores e conversas com showrooms acerca dos espaços temporais para venda também pesaram nesta deliberação, esclarece a instituição.

«A pandemia em que vivemos este ano fez-nos repensar o atual sistema. Estamos confiantes que este movimento irá ajudar os designers a alcançar mais pessoas através da plataforma digital da Semana de Moda de Londres, enquanto lhes permite desenvolver os negócios no início tão cedo quanto em janeiro sem uma apresentação como prazo», referiu Dylan Jones, diretor do British Fashion Council masculino, em comunicado.

No que diz respeito às normas de segurança e restrições das apresentações físicas, o BFC adiantou que estará em «constante comunicação com o governo» britânico.

Sem género, nem estação

Além das datas para o evento, a organização revelou que a Semana de Moda de Londres irá «abrir-se a todos os géneros e temporadas», quer em fevereiro (de 19 a 23), junho (de 11 a 14) ou setembro (de 17 a 21)».