Da União do Portugal Fashion Com a Springkode Surgiu Uma Linha de Katty Xiomara

Esta colaboração coloca a tónica na transparência e rastreabilidade de todo o processo produtivo. Por: Marisa Azevedo Imagens: © Dulce Daniel.

No seu 25.º ano de vida, o Portugal Fashion juntou-se à Springkode (uma loja online de roupa sustentável com bandeira portuguesa) e lançou o primeiro projeto em que a indústria se une aos designers portugueses. E como se materializa? Através do desenvolvimento de uma coleção cápsula, chamada Visão, com peças da criadora Katty Xiomara. Os artigos, que são confecionados com algodão cultivado na Grécia, estão disponíveis no site da Springkode, em pré-encomenda, num movimento que é também sustentável, uma vez que só serão produzidas as peças vendidas.

Assinada por Katty Xiomara

Com a rastreabilidade e transparência em foco, esta colaboração mostra, de forma tão clara quanto a água, todo o processo de criação de cada peça. Deste, fazem parte a Bless Internacional, a empresa nacional a quem fica a cargo a confeção das peças, a Varvaressos, quem planta e cuida do algodão utilizado nas peças, a Hata, que transforma este recurso em malha, e, por fim, a Tintex Textilles, encarregue do tingimento. É de salientar que esta linha é produzida com recurso a malhas 100% algodão Supreme Green Cotton.

Para a designer portuguesa, esta é uma iniciativa importante para melhorar a comunicação com a indústria e, consequentemente, pode ajudar a dar uma maior visibilidade à Moda de autor nacional. «Sinto que esta experiência pode ser muito importante, pois poderá ajudar a corrigir a falta de comunicação e entendimento que existe entre a indústria têxtil e os criativos. Estas ações feitas em contínuo e com rotatividade podem amplificar as capacidades e o alcance da Moda portuguesa», salientou Katty Xiomara, em nota de imprensa.

Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion, corrobora esta ideia. «Em pleno ano de 25.º aniversário, acreditamos que temos de revisitar e reforçar – a ligação entre designers e indústria», declarou em comunicado.

A tecnologia e sustentabilidade

É através de um QR Code que acompanha cada peça, que o consumidor pode conhecer todo o processo que envolve a criação do artigo que recebeu. Assim, descobrirá que o processo produtivo utiliza sementes que não foram geneticamente modificadas, além consumir 40% menos água e mais de 20% de energia de fontes renováveis, o que se traduz na poupança de grandes quantidades de dióxido de carbono e energia.

Veja na galeria, em cima, a coleção Visão, com assinatura de Katty Xiomara.