Portugal Fashion: O Calendário Completo e os Novos Designers Internacionais

Já foi revelado o calendário da próxima edição do Portugal Fashion. Por: Margarida Brito Paes -- Imagens: ModaLisboa

A 45ª edição do Portugal Fashion chega ao Porto de 23 a 26 de outubro, e as novidades são muitas. A primeira coisa em que a ELLE reparou quando o recebeu o calendário, em primeira mão, foi no nome de Pedro Pedro. O designer que fez uma pausa na carreira volta agora à passerelle, no entanto, não irá apresentar uma coleção.

No calendário, no sábado 26, pelas 18h, está marcada a apresentação das novas fardas da Galp, desenhadas por Pedro Pedro.

Os nomes internacionais no Portugal Fashion

Outra das novidades é introdução de designers internacionais no calendário. Uma novidade que começa logo na quarta feira, 23 de outubro, com os desfiles dos quatro vencedores da Milano Moda Graduate 2019. Esta iniciativa é resultado da estreita relação que o Portugal Fashion tem mantido com a Camera Nazionale della Moda Italiana, que levou à integração dos nomes de Alexandra Moura e Miguel Vieira no calendário oficial da Semana de Moda de Milão.

Mas há ainda outro nome internacional no calendário português. O jovem criador francês Nicolas Lecourt Mansion irá apresentar as suas propostas na quinta feira, 24 de outubro. O jovem designer formou-se no Atelier Chardon Savard em Paris, e lançou a sua marca em 2018.

 

«A nossa estratégia de internacionalização passa também por trazer o mundo até nós, nomeadamente convidando designers internacionais que possam promover no exterior a nossa fashion week e a fileira moda portuguesa», explica a project leader do Portugal Fashion, Mónica Neto.

Marques’Almeida em Serralves

Outra nota importante sobre este calendário é o regresso dos desfiles off location. O primeiro a pôr o pé fora da Alfândega é o de Katty Xiomara, na quarta-feira, 23 de outubro. O desfile da designer luso-venezuelana será na Tipografia do Conto, Rua de Álvares Cabral 28. 

A moda volta a sair da quartel general do Portugal Fashion no sábado, pelas 11h, com o desfile de Marques’Almeida. Aquele que é sempre um dos pontos altos do calendário irá acontecer na Casa Serralves. Por razões meteorológicas ainda não se sabe se o desfile irá acontecer no jardins de Serralves, se nas salas que têm expostas obras de Paula Rego. Seja qual for a solução, certo é que vai ser memorável.

O calendário completo

No total são trinta os desfiles que vão acontecer no âmbito do evento. O calendário começa como já é habitual com a plataforma Bloom, dedicada aos jovens talentos. Esta edição terá ainda um espaço dedicado exclusivamente à Moda Infantil, à semelhança do que aconteceu na edição passada.