Estes Foram os Temas Mais Pesquisados No Google de Moda e Beleza em 2020

Spoiler alert: «como utilizar uma franja em cortina» foi uma das questões mais feitas na internet. Por: ELLE Portugal Imagens: © Imaxtree.

O que procuramos na internet é reflexo dos tempos que vivemos e o novo relatório do Google sobre as tendências de pesquisa de 2020, o Year in Search, é prova disso mesmo. Divulgada esta quarta-feira, 9 de dezembro, a análise mostra como, num ano invulgar como este, as buscas são igualmente excecionais – ainda que 100% compreensíveis e previsíveis. Quer dizer, em que outro ano chegariam ao top questões como «onde comprar papel higiénico?» ou «como fazer gel desinfetante?»? Exato, só mesmo em 2020.

Mas o que queremos descobrir na internet não mudou apenas em relação às ações mais básicas e gerais da nossa vida. Também na área da beleza as prioridades tornaram-se outras. Foi por causa desta crise pandémica – com o encerramento de salões de cabeleireiro e o confinamento – e do crescimento do Tik Tok que as pesquisas se voltaram essencialmente para o mundo dos DIY’s (ou, em português, os ‘faça você mesmo’).

«Como cortar o cabelo de homem em casa», «como encaracolar o cabelo com uma t-shirt» ou «como pintar o cabelo em casa» foram as três questões mais colocadas ao dr. google durante este ano, no que ao universo da beleza diz respeito. No mesmo top, surgem ainda perguntas relacionadas com a correta lavagem e higiene das mãos ou penteados específicos, nomeadamente como utilizar uma franja em cortina ou fazer tranças no cabelo de mulheres negras. Claro que estas buscas são bastante diferentes das do ano passado, em que o interesse se voltava para as pestanas falsas, blush ou base líquida.

Da beleza à Moda

Enquanto todos nos tentávamos adaptar a esta nova realidade, uma tendência cresceu: a roupa prática e confortável, da qual não queremos sair. E, portanto, não é de estranhar que «como combinar calças de fato de treino» seja uma das questões mais realizadas em 2020. Porém, os utilizadores pesquisaram ainda «como conjugar calções de ciclista», «como combinar mom jeans» ou «como usar Dr Martens», numa clara evidência de que a comodidade se tornou numa preferência da maioria.