Já Sabemos Quais São as Grandes Cores de 2021 e Têm Uma Mensagem

O Ultimate Gray [Pantone 17-5104] e o Illuminating [Pantone 13-0647] vão definir o próximo ano. Por: Inês Aparício Imagens: © Gtresonline.

Num ano em que a palavra de ordem é a «distância social», sentimos, cada vez mais, a falta de nos mantermos juntos. E, por isso mesmo, a Pantone decidiu transmitir uma mensagem de esperança e união através da escolha das tonalidades para 2021. Assim, em vez de apenas uma – como é habitual -, escolheu dois tons para definir o próximo ano: o Ultimate Gray [Pantone 17-5104] e o Illuminating [Pantone 13-0647].

Descrito como um «vivo e animado amarelo, cintilando com vivacidade», o Illuminating, «imbuído do poder do sol», procura trazer otimismo e calor. Já do outro lado do espetro, o Ultimate Gray é símbolo «de elementos sólidos e confiáveis, que duram e providenciam uma estrutura firme», significando, deste modo, «estabilidade e resiliência».

Não só, mas também

‘Mas como é que estas duas tonalidades funcionam juntas e porque é que o instituto da cor preferiu duas, em vez de apenas uma?’, ouvimo-la perguntar. Contrariamente ao que possa pensar, esta é já a segunda vez em que isto acontece (em 2016, a Pantone definiu o Rose Quartz e o Serenity, um tom de rosa e azul, respetivamente, com o objetivo de quebrar barreiras em torno das normas de género), mas, desta vez, a questão não é política.

«A seleção de duas cores independentes destacam como elementos diferentes podem unir-se para expressar uma mensagem de força e esperança que é, não só duradoura, como inspirador, transmitindo a ideia de que não é só sobre uma cor ou sobre uma pessoa, é sobre mais do que um. A união do estável Ultimate Gray e o vibrante amarelo Illuminating espelham uma mensagem de positividade suportada pela força de espírito», declarou Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, em comunicado. «Prático e sólido como uma rocha, mas, ao mesmo tempo, caloroso e otimista, esta combinação de cores dá-nos resiliência e esperança. Precisamos de nos sentir encorajados e animados, isso é essencial para o espírito humano», completou.