Naomi Osaka é a Atleta Feminina Mais Bem Paga de Todos os Tempos

A atleta bateu o recorde de Maria Sharapova em 2015. Por: Margarida Brito Paes Imagens: Instagram @naomiosaka e Gtresonline

Para quem anda muito distraído e não percebeu em 2018, quando venceu o Open dos EUA numa polémica partida contra Serena Williams, que Naomi Osaka era a ‘next big thing’ do desporto, aqui fica a prova final. Aos 22 anos, a atleta torna-se a atleta feminina mais bem paga de sempre. Somando o dinheiro dos prémios e patrocínios Osaka arrecadou 37.4 milhões de dólares, cerca de 34 milhões de euros, em 12 meses, segundo a Forbes.

Assim, destronou Serena Williams, que foi a atleta feminina mais bem paga nos últimos quatro anos, com valores que oscilaram entre os 18 milhões de doláres e os 29 milhões de dólares. Naomi Osaka bateu ainda o recorde de Maria Sharapova, que em 2015 se tornou a atleta feminina mais bem paga de sempre com a quantia de 29,7 milhões de doláres, cerca de 27,7 milhões de euros.

Duas mulheres nos 100 atletas mais bem pagos

Apesar da conquista ser impressionante, quando posta no ranking de atletas de ambos os géneros, Osaka ocupa o 29º lugar. Serena Williams também consta da lista estando em 33º lugar. Assim, esta é a primeira vez desde 2016 que duas atletas femininas surgem da lista de 100 atletas mais bem pagos. O que é bastante revelador das desigualdades salariais no desporto com base no género. 98 homens contra 2 mulheres, na lista dos mais bem pagos.