Munroe Bergdorf Vai Contar A Sua Experiência Como Mulher Negra Trans Num Livro

Transitional chegará às estantes no próximo ano. Por: Inês Aparício Imagens: © D. R.

Onze editoras queriam ter a oportunidade de o publicar, mas é a Bloomsbury quem levará para as estantes o primeiro livro de Munroe Bergdorf. Com foco na identidade de género e evolução do ser humano ao longo da vida, Transitional estará disponível em 2021, explorando seis diferentes facetas da experiência de cada indivíduo – desde a adolescência à sexualidade, género, relações, identidade e etnia.

Descrito pela ativista como «um manifesto» de como esta vê «a sociedade mudar para melhor, aproximando-nos», o projeto procura quebrar a ideia de que apenas quem faz parte da comunidade LGBTQI pode compreender e reivindicar por mais direitos para os indivíduos trans, provando que qualquer um, independentemente do seu género, cultura ou orientação sexual, pode identificar-se com a luta das pessoas transgénero. «A experiência trans é vista por muitas pessoas como uma ideia com a qual não se conseguem relacionar. Quero mostrar que todos fazemos uma transição de uma maneira ou de outra. Nenhum de nós se mantém igual. Todos estamos numa jornada e a transição baseada no género é apenas uma das várias [formas de transição] que todos experienciamos enquanto seres humanos», salientou ao The Guardian.

«Este livro é sobre todos nós, para todos nós», adicionou, nas redes sociais. «Nenhum de nós está pronto para parar de crescer, nenhum de nós está pronto para parar de aprender. Temos tudo a ganhar ao abraçar e compreender as diferenças dos outros. De uma forma ou outra, todos mudamos», frisou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

So the cat is finally out the bag!!! Thank you SO much to everyone who has already pre-ordered my debut book, ‘Transitional’. Today I am a very, very happy girl. I can’t tell you how hard I have worked on this book, for well over a year now. As well as balancing multiple media storms, COVID-19, a civil rights uprising, trans activism and trying to hold on to a semblance of a personal life… It’s been tricky, but I am SO proud of what is unfolding. Your support, as ever, means the world. Thank you. I’ve put the link to pre-order in my bio for ease. Currently it’s only available for UK and Commonwealth countries. So get buggin your international friends to buy you a copy 😝 thanks again! Love M x

Uma publicação partilhada por MUNROE (she/they) (@munroebergdorf) a

Da experiência pessoal à história

Tendo como ponto de partida as próprias experiências de Bergdorf, a narrativa regressará à infância e adolescência da modelo britânica, contando como foi crescer no seio de uma família de diversas etnias, andar numa escola exclusivamente de rapazes e começar a sua transição aos 24 anos. «Vão ver um diferente lado meu neste livro», declarou no Instagram.

Além de viajar pela própria vida desta, o livro abordará a evolução do género na história mundial, retratando as culturas polinésia, indiana e nativa americana, que reconheciam mais de dois géneros antes da colonização, lembra o The Guardian. Contudo, não se ficará pela história. Munroe irá explorar as atuais questões relacionas com o género e sexualidade.

De momento, é já possível reservar Transitional, ainda que apenas no Reino Unido e países pertencentes à Commonwealth.