A Moschino Transformou O Seu Desfile Num Espetáculo de Marionetas

E até o próprio Jeremy Scott teve direito a um fantoche à sua imagem. Por: Inês Aparício Imagens: © D. R. e Imaxtree.

Para quem já viu quadros de Picasso, bouquets de flores ou a representação visual (e literal) da icónica frase de Marie Antoinette, «let them eat cake», caminharem pela passerelle, durante os desfiles da Moschino, as expectativas para a apresentação da coleção de Jeremy Scott em plena pandemia estavam altas. E não era caso para menos. Com todas as imposições trazidas pela pandemia, o designer decidiu exibir as suas propostas para a primavera/verão 2021 em tamanho mini, vestidas em marionetas desenvolvidas em conjunto com o criador de Os Marretas, Jim Henson.

Ao desfilar para uma audiência composta por ícones da Moda, como Anna Wintour ou Edward Enninful – mas em versão fantoche, claro -, as ‘modelos’ (se é que as podemos designar assim) revelaram uma coleção inspirada nos «altos e baixos deste ano», expondo um interior normalmente oculto, numa altura em que, como Scott salientou à CNN, «o Mundo parece estar a dividir-se pelas costuras». É assim que surgem bolsos expostos, espartilhos e bainhas terminadas à vista de todos.

Em vestidos elegantes, com várias camadas de tule, dimensões desmesuradas ou mangas dramáticas, o designer elevou o universo de fantasia conseguido já pelas marionetas ao nível seguinte, principalmente num momento em que o que mais precisamos é de sonhar.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Moschino SS21 show watch on moschino.com #moschino #mfw #ss21 @itsjeremyscott #moschinofashionshow

Uma publicação partilhada por Moschino (@moschino) a

As saudades das verdadeiras modelos

Apesar de ter «adorado trabalhar com as marionetas» e de se sentir «orgulhoso deste desfile», o diretor criativo da marca confessou, à CNN, «sentir falta de trabalhar com modelos reais e daquela energia, da energia de ter uma verdadeira audiência e de todos se poderem juntar». «Espero que muito em breve possamos [apresentar as coleções] em pessoa, novamente», completou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

#Repost @michelgaubert ・・・ So proud to have soundtracked the #moschino masterminded by @itsjeremyscott . Watch it on Moschino.com

Uma publicação partilhada por Moschino (@moschino) a

Veja na galeria, em cima, todos os looks apresentados por Jeremy Scott, em versão fantoche. A coleção, cujo vídeo completo pode assistir, abaixo, foi mostrada durante a Semana de Moda de Milão.