Alerta: Mercúrio Está Retrógrado e Este é o Impacto Que Vai Ter Na Nossa Vida

E este é o impacto que vai ter nas nossas vidas. Por: Vítor Rodrigues Machado Imagem: © D.R.

Está cansada de 2020 e ansiosa para entrar (finalmente) em 2021? Pois bem, se esse for o seu caso vamos pedir-lhe que inspire fundo (mas bem fundo mesmo) e expire calmamente, porque: primeiro, astrologicamente falando, o ano de 2020 só chega ao fim assim que o sol entrar no signo de carneiro (a 21 de março de 2021); e segundo, porque Mercúrio retrógrado (de 13 de outubro a 3 de novembro) está pronto para tornar este ano maravilhoso ainda mais incrível. Sim, a hora de fecharmos a nossa boca (que por vezes fala mais do que aquilo que devia) chegou.

Mas afinal, qual é a mensagem que este movimento do planeta nos quer transmitir?

Bem como certamente já está farta de saber, mercúrio, (regente tradicional dos signos de gémeos e virgem) é o coordenador da nossa mente racional, ele fala sobre as capacidades que temos de analisar/pensar sobre as coisas e de as comunicar. No entanto, sempre que este entre no movimento de retrogradação todos estes processos ficam um pouco mais complexos. Para simplificar, num dia normal, mercúrio convida a exteriorização, mas quando entra neste processo de (movimento aparente de) andar para trás pede para interiorizarmos mais. Neste caso em concreto o movimento de retrogradação vai se dar em dois signos. Por isso vamos por partes. O primeiro signo onde ele começa este processo (a 13 de outubro) é em escorpião. Como já é do conhecimento de todos, este é um signo que se relaciona com as nossas emoções mais profundas e com os processos de transmutação, então, o convite do planeta nesta fase é pararmos um pouquinho para ouvirmos a nossa intuição e analisarmos as nossas emoções, mágoas, todos os nossos sentimentos dos quais somos reféns e que em nada nos ajudam. Contudo, há um grande “Mas” nesta situação toda: marte, que é co-regente de escorpião está retrogrado (e vai continuar assim até novembro) no signo de carneiro, o que cria uma energia meio complicada. Por isso, não é para sair por aí a querer resolver as coisas e a iniciar novos processos. Em vez disso, vamos nos focar só na introspecção, bem quietinhos. Claro que se existirem coisa inadiáveis, siga em frente.

Na sua segunda fase de retrogradação (que começa no dia 28 de outubro) as coisas começam a ficar um pouco melhores, porque saímos desta densidade imensa do signo de escorpião para entrarmos no moderado signo de Balança. Aqui o objetivo é justamente trabalhar nesta simbologia da balança para aprendermos a sermos um pouco mais ponderados e pacientes no que toca às comunicações com os nossos parceiros (quer sejam de negócios ou amorosos), porque este querido amigo Mercúrio pode ser pouco favorável e criar alguma desarmonia.

Ah, esquecemo-nos de dizer: durante esta primeira semana, mercúrio vai estar a fazer ainda uma pequena oposição a Urano que também está retrógrado (um planeta que fala de tecnologia e do mundo digital), por isso, aquela coisa que já ouvimos tantas vezes dizer de termos problemas com e-mails, computadores, telemóveis, ou até mesmo redes sociais, pode efetivamente acontecer. Mas é não só. Como Urano está em Touro temos de ter cuidado com a parte financeira, uma vez que ele simboliza de mudanças rápidas e inesperadas, estando retrógrado e em Touro podem surgir situações, nesta área, para as quais não estávamos preparados.

 

 

Este artigo foi concebido com a ajuda da astróloga, Ana Rei, da Cabana do Sol.