Agora Pode Experimentar Sapatos da Gucci Sem Sair de Casa

Tudo o que precisa é de um smartphone. Por: Marisa Azevedo Imagens: Imaxtree.

Nunca foi tão fácil experimentar um par de sapatos da Gucci como agora. Já estão disponíveis dois filtros de realidade aumentada da marca italiana no Snapchat que lhe permitem fazer isso mesmo. Com estes, poderá provar, para já, quatros modelos – dois por cada filtro – da maison: o Ace, Rhyton, Tennis 1977 e o Screener.

Para utilizar estes filtros, basta apontar a lente do seu telemóvel para os pés e, num abrir e fechar de olhos, tem calçado um dos modelos Gucci. Se gostar e ficar com vontade de os ter, não precisa de se dirigir a nenhuma loja física. A tecnologia de realidade aumentada Shoppable do Snapchat permite aos usuários efetuarem a compra do produto na aplicação, por isso só precisa de clicar na opção «comprar agora».

Mas existe um problema. Além de precisar de ter a aplicação instalada no seu smartphone, tem de viver num destes países em que os filtros já estão disponíveis: EUA, Reino Unido, França, Itália, Arábia Saudita, Austrália e Japão. E não, para já ainda não o pode fazer se estiver em Portugal. De momento, não é claro se ou quando chegará ao país.

A relação da Gucci com o Snapchat

Em dezembro, foi lançado o Gucci Portal Lens, um filtro que leva o utilizador até uma praia com vários produtos da Gucci. Também houve um filtro de edição limitada, o Gucci Spectacles  – desenvolvido com a colaboração da artista Harmony Korine -, em que o protagonista pode experimentar um par de óculos de luxo da marca italiana. Enquanto homenagem ao evento, o Snapchat e a Gucci fizeram ainda um filtro especial para a Met Gala, no ano passado.

A união da Gucci com o Snapchat é bem visível e tem já alguns anos. «Estamos em parceria com a Gucci há algum tempo», sublinhou Geoffrey Perez, chefe executivo do departamento de luxo na aplicação, em declarações ao WWD.

No ano passado, a marca permitiu que os consumidores com um iPhone pudessem experimentar, na app da casa italiana, de forma virtual, o modelo de ténis Ace. O processo é o mesmo que no Snapchat. Também existem estes testes para batons, óculos e outros produtos Gucci.