Pode Conhecer a História da Moda Nos ‘Loucos Anos 20’ Numa Exposição Interativa

É uma viagem por ilustrações, campanhas publicitárias e textos da época. Por: Inês Aparício Imagens: © D. R.

Um pouco por todo o mundo, museus e galerias de arte começam, lentamente, a voltar a abrir as portas ao público. Contudo, isso não obrigou estas instituições a dar um passo atrás no universo digital, que as acolheu durante os últimos meses de confinamento. Significa, isto, que o online continua a receber exposições das mais diversas áreas – Moda incluída -, tendo sido aproveitado recentemente pela C&A para trazer a Fashion Imagery. The 1920s in C&A Advertisements até nós.

A exposição

Numa viagem pelos «loucos anos 20», através de doze temas centrados no universo da Moda, cada um é convidado a explorar desde a evolução das silhuetas femininas ao vestuário de desporto, passando pelo modo de funcionamento da fábrica de roupa da C&A ou como foi mudando a perspetiva da sociedade em relação ao tamanho das peças. Tudo isto é acompanhado por ilustrações e campanhas publicitárias da marca nessa década, divulgadas em diversos órgãos de comunicação na altura.

Uma exposição digital

Completamente interativa e imersiva, a exposição mostra ainda as tendências da época, como a utilização de pelo (verdadeiro ou não) ou o look de marinheiro. Esta – uma colaboração entre a C&A e o Draiflessen Collection, um museu sem fins lucrativos que guardou cerca de 2.500 anúncios da década de 20, o que tornou possível este projeto – está disponível apenas em inglês, alemão e holandês. Até 25 de outubro, pode conhecer estes pedaços de história através da plataforma do museu.