Protagonista de ‘Juno’, Elliot Page, Assume-se Como Transgénero

O ator anteriormente conhecido por Ellen Page admitiu sentir-se feliz por poder mostrar o seu verdadeiro «eu». Por: ELLE Portugal Imagem: © Instagram @ellitopage.

Conhecido por dar vida à protagonista de Juno – com a qual foi nomeado para um Óscar – e integrar o elenco de The Umbrella Academy, Elliot Page assumiu ser transgénero, numa publicação partilhada nas suas redes sociais, esta terça-feira, 1 de dezembro. O ator e produtor canadiano, anteriormente chamado Ellen Page, explicou que, a partir de agora, devem referir-se a si pelos pronomes ele/eles.

«Não consigo expressar o quão incrível é sentir que finalmente gosto de quem sou e seguir a minha verdadeira identidade. Tenho sido inspirado enormemente por tantos na comunidade trans», escreveu, agradecendo a «coragem», «generosidade» e «trabalho incansável» desta para tornar o mundo mais inclusivo.

Apesar de confessar estar contente por dar este passo na sua vida, Elliot admite que a sua felicidade é também «frágil». «A verdade é que, ainda que me sinta profundamente feliz neste momento e sabendo o quão privilegiado sou, também me sinto assustado. Tenho medo da invasão [de privacidade], do ódio, das “piadas” e da violência», salientou. Deste modo, pediu paciência a quem o segue e relembrou o cenário preocupante em que a comunidade trangénero vive. «A discriminação face a pessoas trans é frequente, insidiosa e cruel, o que resulta em consequências horríveis», sublinhou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por @elliotpage

Apoio da comunidade trans

No Twitter, a GLAAD, uma organização norte-americana que promove e defende os direitos LGBTQI, elogiou a decisão de Page e recordou que «todas as pessoas trans merecem ser aceites». «O Elliot Page deu-nos personagens fantásticas no ecrã e tem sido uma voz ativa no que à comunidade transgénero diz respeito. Elliot será uma inspiração para um número incontável de pessoas trans e não-binárias», referiu.