Sandra Bullock e Ellen DeGeneres Movem Ação Legal Contra Campanhas Falsas

Estas alegam que a sua imagem foi associada a produtos de beleza sem o seu consentimento. Por: Inês Aparício Imagens: © GTRESONLINE.

Os seus nomes e imagem foram associados a cremes anti-idade e outros produtos de beleza sem a sua permissão. E por mais que tenham tentado contactar as marcas que o fizeram, Sandra Bullock e Ellen DeGeneres não obtiveram os resultados que esperavam. Assim, uniram-se e preencheram uma ação legal contra plataformas online falsas que se aproveitam da popularidade de celebridades como estas para desenvolverem campanhas, mesmo sem o seu consentimento.

De acordo com os documentos entregues no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, nesta quarta-feira, 6 de novembro, os alvos deste processo jurídico são empresas, muitas delas sem nome, que serão «falsas e fraudulentas, e que publicaram anúncios sem a autorização» da atriz e da apresentadora, cita o WWD. Serão cem os indivíduos e entidades anónimas em causa.

«Apesar de cada uma delas, individualmente e através dos seus representantes, terem tentado parar estas atividades ilegais, a natureza opaca e incestuosa da indústria de endosso de celebridades torna-a [a paragem destas] extremamente difícil. Estas empresas alteram os nomes frequentemente, escondem-se em entidades criadas pelo estado que possibilitam o anonimato, operam sites que aparecem e desaparecem de um dia para o outro e geralmente fazem tudo o que estiver ao seu alcance para se ‘manterem um passo à frente da lei’», é referido.

Ainda que não tenha sido ainda possível descobrir a identidade de todas as empresas, na ação legal são nomeadas diversas marcas de beleza que promovem este tipo de atividades. Christie Brinkley Authentic Skin Care, Révive Skincare, BioDerm Rx, Alessa e Glovella são algumas delas. Além destas, são também identificadas várias vítimas destes esquemas.

Sandra Bullock e Ellen DeGeneres nunca souberam das campanhas

Na ação legal é ainda mencionado que Ellen nunca terá ouvido falar sobre parte dos produtos ou campanhas aos quais o seu nome fora associado. Em pelo menos uma delas, foram adicionadas declarações da apresentadora que não foram efetivamente proferidas por esta. «Não uso muita maquilhagem, por isso, se a minha pele não estiver bem, todo o mundo o sabe. Felizmente, apresentaram-me o Elliessé Anti-Aging Eye Serum e agora até gravo episódios do meu programa sem qualquer maquilhagem. Ninguém repara porque a minha pele parece estar incrível», pode ler-se numa das publicidades da qual DeGeneres não terá tido informação.