Para Garantir o Distanciamento, As Cenas de Sexo Serão Gravadas Com Manequins

Tudo a favor da segurança do elenco e da restante equipa. Por: Inês Aparício Imagens: © D. R.

Depois de uma pausa nas gravações de séries, filmes e novelas – resultado da propagação do novo coronavírus -, equipas de produção e elencos começam, lentamente, a voltar ao trabalho. Contudo, este regresso faz-se com o maior dos cuidados possíveis, sempre repleto de medidas de segurança e higiene. Mas existe uma questão que se levanta durante as filmagens: como é que se consegue manter o distanciamento social – um ponto fulcral para impedir o contágio – nas cenas de sexo? Nos estúdios onde The Bold and The Beautiful é gravada, são utilizados manequins para contornar este problema. Sim, isso mesmo, bonecos imóveis semelhantes a humanos.

«No início, retirámos as cenas de amor, mas o programa estava a ficar um pouco aborrecido, porque a base deste é o romance e as interações familiares», explicou Bradley Bell, produtor executivo do drama da CBS, ao Independent. «Uma das primeiras ideias que tivemos foi trazer manequins para as cenas íntimas e as cenas nos hospitais, e tem funcionado bastante bem. Estamos a filmar com alguma distância ou de uma forma a que não se perceba que [os manequins] são inanimados», adicionou.

Claro que esta ideia foi recebida com estranheza por parte do elenco.«Tivemos muitos olhares desconfiados e perguntas como ‘querem mesmo que faça isto?’», notou Bell. «Mas estão todos a alinhar. Estão a dar os seus primeiros beijos a látex», completou, em tom de brincadeira.

Segurança nos estúdios

Esta opção foi também tida em conta pelos produtores de séries como Riverdale, DynastyThe L Word: Generation Q. No entanto, não é a única solução encontrada para que as cenas de intimidade física possam continuar a ser uma realidade, enquanto todos os envolvidos se mantêm em segurança. De acordo com o órgão de comunicação britânico, o elenco e restante equipa serão testados à covid-19, estarão no estúdio profissionais de saúde e, sempre que possível, será feita quarentena. Além disso, os guiões serão escritos de forma a preferir a sugestão da intimidade, em vez da concretização dessa.

No caso de Riverdale, por exemplo, será ainda seguida uma linha mais individualista de cada personagem. De modo a evitar a presença de um elevado número de pessoas durante as filmagens, a série deverá acompanhar a história de apenas uma ou duas personagens em cada episódio.