As Candidaturas Para o Concurso Sangue Novo Já Estão Abertas E Têm Novas Regras

O novo coronavírus não impediu o seu regresso. Por: ELLE Portugal Imagens: © ModaLisboa | Photo: Ugo Camera.

Numa contínua busca por liberdade e criatividade, o concurso Sangue Novo, plataforma criada pela ModaLisboa para dar voz aos mais jovens designers, está de volta. As candidaturas já estão abertas e terminam no mês de julho, ainda que com regras diferentes.

Novas regras

A organização admite que «foi uma decisão que obrigou a muita ponderação». Contudo, mesmo tendo em conta os constrangimentos causados pela pandemia – como «aulas à distância, incapacidade de materializar projetos e de aceder a materiais, coleções comprometidas» -, optaram por abrir as candidaturas, dando «esperança» e incentivando «a criatividade e os ativos da nossa cultura», esclarece em comunicado.

Com estas circunstâncias em mente, alteraram alguns dos parâmetros anteriores. Tornaram as candidaturas exclusivamente digitais, que passarão a funcionar através do envio de dez coordenados para o e-mail sangue.novo@modalisboa.pt. Estes apenas serão produzidos após uma seleção do júri. «Isto não só obedece às medidas de segurança esperadas nesta fase, como diminui o peso económico das coleções dos dez designers selecionados», frisa a Associação ModaLisboa. Os projetos deverão ser submetidos  até às 17 horas do dia 20 de julho.

Esta edição do concurso contará apenas com participações nacionais, avança ainda a organização.

Os prémios

Ao contrário das regras, as distinções irão manter-se. Os cinco vencedores da primeira fase, que decorrerá em outubro, receberão mil euros para confecionar a próxima coleção e, um destes, terá ainda a possibilidade de vender as suas peças numa das The Feeting Room. Já na final – marcada para março do próximo ano -, além deste último prémio, os jovens designers poderão vencer os Prémios ModaLisboa x Tintex Textiles e ModaLisboa x Polimoda. Todas as especificidades de cada galardão poderão ser consultadas no site da ModaLisboa, assim como o regulamento completo.