Campanha Contra a Violência Doméstica da Josefinas Ganha Prémio

Esta promove a primeira linha de t-shirts da marca. Por: Inês Aparício Imagens: © D. R.

Podia ser a primeira vez que a Josefinas entrava no universo das t-shirts – sem deixar para trás, claro, o calçado -, mas foi o suficiente para receber um prémio pela campanha a elas associada. ‘Excuses’, criada pela Coming Soon Lisboa para a marca, foi distinguida, esta terça-feira, 12 de novembro, nos Art Directors Club of Europe Awards 2019. A consciencialização para a questão da violência doméstica valeu-lhe o destaque na subcategoria de Campanhas de Responsabilidade Social – Marcas, dentro da Interação e Inovação.

Uma coleção sem desculpas

Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga é a dupla criativa por trás da campanha premiada. Esta promove a coleção You Can Leave, que deixa a violência doméstica sem desculpas. «Caí das escadas», «fui contra um armário», «fui contra uma parede», são algumas das explicações dadas para encobrir, quer por medo ou vergonha, as nódoas negras e ferimentos que resultam dos contínuos abusos por parte dos companheiros e que ilustram as t-shirts da Josefinas.

Esta linha, com assinatura da artista britânica Jacqueline Bissett, é composta por três peças e tem como objetivo «provocar uma discussão e sensibilizar para a ocorrência deste crime silencioso», esclareceu Maria Cunha, CEO da Josefinas, em comunicado. «Cada t-shirt conta a história de uma mulher vítima de violência doméstica, e são um espelho das histórias de milhares de mulheres. A violência doméstica pode acontecer a qualquer uma de nós e é importante, fundamental diria, falarmos sobre este flagelo», sublinhou.

De cariz solidário

Com uma vertente solidária, a coleção reverte a favor da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). O valor obtido com a venda de cada t-shirt destina-se às Casas de Abrigo da APAV, «para que mulheres em perigo tenham acesso a necessidades básicas, como abrigo e alimentação, e a apoios jurídicos, sociais e psicológicos durante um mês», revelou Tânia Antunes, representante da associação.

As t-shirts, que têm um custo de €79, estão disponíveis em exclusivo na loja online da Josefinas.