Camilla Parker Bowles Cria Clube de Leitura Para Promover a Paixão Por Livros

Ao longo dos anos, a Duquesa de Cornwall apoiou várias instituições que promovem a alfabetização. Por: Ana Margarida Fernandes Imagens: © Gtresonline.

A paixão da Duquesa de Cornwall por livros não é segredo nenhum, mas parece que agora decidiu partilhar algumas das suas escolhas favoritas. Foi anunciado, pela Clarence House, casa oficial do Príncipe Carlos, que Camilla vai ter um clube de leitura chamado Duchess of Cornwall’s Reading Room (numa tradução livre, Sala de Leitura da Duquesa de Cornwall). A primeira edição da iniciativa, na qual vão ser partilhados quatro títulos, está marcada para o dia 15 de janeiro. No entanto, já pode acompanhar as novidades no Instagram oficial do grupo.

Uma iniciativa para todos 

O objetivo desta associação é o de promover a leitura para todos, independentemente da idade ou posição social, referiu uma fonte do palácio ao Daily Mail. A duquesa pretende que as pessoas compreendam os «benefícios emocionais, sociais e educativos da leitura», acrescentou essa mesma fonte. «Em última análise, a sua esperança é que isso [o clube] coloque mais livros nas mãos de mais pessoas», frisou. 

Ao longo dos anos, a esposa do Príncipe Carlos apoiou sete instituições de caridade que promovem a alfabetização, sendo também uma presença assídua na cerimónia anual do Prémio Man Booker. Apesar do primeiro encontro do clube ainda não se ter realizado, a sua criadora já se reuniu com o artista Charlie Mackesy para conversar sobre o exemplar O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de 2018. No ano passado, em abril e agosto, tinha também partilhado uma lista de algumas das suas obras preferidas.