O Que Fazer em Dezembro: Cinema, Exposições e Concertos

Com o inverno à porta, está na hora de voltar às salas de cinema, ao abrigo dos museus e arenas musicais. Por: Carolina Adães Pereira Imagens: © D. R.

Cinema

 

Frozen 2

A época dos filmes à lareira ou das pipocas nas salas de cinema está de regresso, e voltou com Frozen 2: O Reino do Gelo, para a felicidade de muitas crianças à volta de todo o mundo (e dos seus pais, pois vão ter novas músicas para ouvir). A sequela do fenómeno da Disney volta a reunir Elsa, Anna, Kristoff, Olaf e Sven com o propósito de salvarem o reino de perigos ameaçadores e na demanda pela descoberta da origem dos poderes de Elsa.

Nem tudo em dezembro é Natal 

Este mês também assistimos a outro regresso: o de Edward Norton à cadeira de realizador em Motherless Brooklyn. Neste filme, inspirado no livro de Jonathan Lethem com o mesmo nome, o ator acumula esta tarefa com a de guionista e protagonista, um detetive privado com síndrome de Tourette, que tem uma existência bastante solitária e que tenta resolver o crime que tirou a vida ao seu mentor, amigo e chefe (interpretado por Bruce Willis).

E a música virou filme

Para terminar, damos as boas-vindas a Emilia Clarke no seu primeiro papel após o fim de A Guerra dos Tronos. Sabemos que este é um tema delicado para muitos, mas queremos apenas falar sobre Last Christmas, a comédia romântica que a atriz estreia agora e que é inspirada na música de Natal dos Wham!. Se Clarke e o clássico de George Michael não são o suficiente para a convencer, saiba que o guião foi escrito pela incrível Emma Thompson, que também faz parte do elenco.

Exposições

Meet Vincent Van Gogh, Terreiro das Missas, Lisboa

Depois de ter passado por Pequim, Barcelona e Seul, chegou a Lisboa esta experiência única que envolve a história e a obra de um dos pintores mais famosos de sempre. Aqui, não vai encontrar cartazes a proibir que se aproxime das obras. A partir de 28 de fevereiro de 2020.

Concertos

Nouvelle Vague, Teatro das Figuras, Faro

A banda francesa regressa em dezembro a Portugal para celebrar os seus 15 anos de existência de uma forma muito especial: com uma digressão acústica por todo o país. A capital de distrito do Algarve recebe o primeiro concerto no dia 3 de dezembro, e nos dias seguintes passam por Lisboa, Coimbra, Leiria, Braga e Porto, por esta ordem.

Rui Veloso, Super Bock Arena, Porto

O cantor vai subir ao renovado Pavilhão Rosa Mota para um concerto especial de Natal. Os clássicos Chico Fininho e Anel de Rubi são dois dos temas que vão estar presentes na setlist desta apresentação, que promete agradar a diferentes gerações, sendo uma boa opção para um programa em família. No dia 14 de dezembro.

Espetáculos

Carmina Burana

A companhia La Fura dels Baus regressa a Portugal com a produção musical exuberante e apaixonante de Carl Orff, acompanhada
pela Lisbon Film Orchestra, a orquestra portuguesa dirigida pelo maestro Nuno de Sá. Em Lisboa, no Campo Pequeno, nos dias 20 e 21 de dezembro. Dia 28 chega a vez de o Porto receber o grupo catalão, na Superbock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

Este artigo foi originalmente publicado na edição de dezembro de 2019 da revista ELLE.