Bernard Arnault Acusa Greta Thunberg de Ter Uma Visão Catastrófica do Mundo

O CEO do grupo LVMH diz que o discurso de Greta é desencorajador para os jovens. Imagens: © GTRESONLINE

Esta quarta feira, 25 de setembro, dia em que foi anunciado que Greta Thunberg iria receber o prémio Nobel Alternativo, Bernard Arnault deixou duras críticas à jovem. Para o empresário francês Greta «é uma jovem dinâmica, mas rendeu-se completamente ao catastrofismo», segundo notícia o BOF.

«Eu penso que o ponto de vista dela é desmoralizante para os jovens», acrescentou. As críticas surgiram no seguimento das declarações de Greta Thunberg na Cimeira das Nações Unidas sobre o clima. A jovem fez duras críticas ao capitalismo num discurso emocionado que se tornou viral nas redes sociais.

O discurso de Greta Thunberg

«Os olhos de todas as gerações futuras estão em vocês [nos representantes dos países]. E se vocês escolherem falhar-nos, nós nunca vos vamos perdoar. Não vos vamos deixar seguir impunes. Aqui e agora é onde vocês devem estabelecer o limite. O mundo está a acordar. E a mudança está a chegar, quer vocês queiram ou não (…) Vocês roubaram-me os sonhos e a minha infância com palavras vazias e, ainda assim, tenho de dizer que sou uma das pessoas com mais sorte. As pessoas estão a sofrer e a morrer. Os nossos ecossistemas estão a colapsar. Estamos a começar a viver uma extinção em massa e a única coisa de que falam é de dinheiro e de um conto de fadas de crescimento económico eterno. Como se atrevem?», afirmou em lágrimas a jovem de 16 anos.

Nas suas considerações Bernard Arnault fez ainda notar que sem crescimento económico a sociedade nunca teria avançado tanta nas condições de vida e de saúde, e que são não queremos retroceder décadas de desenvolvimento e descobertas cientificas temos de continuar a crescer.