Benetton Apresenta Coleção de Criança Na Pitti Bimbo Pela Primeira Vez

E questiona os códigos de género na infância. Por: Margarida Brito Paes Imagens: © D.R

Esta quinta-feira, 16 de janeiro, a Benetton apresentou pela primeira vez uma coleção de criança na Pitti Bimbo, um dos eventos de moda mais importantes no sector infantil. Jean-Charles de Castelbajac levou para esta coleção o mesmo espírito irreverente da coleção principal. Elementos como a repetição e sobreposição de objetos, para criar peças de roupa, voltou à ribalta, tal como na última coleção da marca.

Liberdade de expressão

A este detalhe extravagante juntaram-se as personagens de Peanuts, e os grafittis de Keith Haring. Não faltam ainda as riscas e xadrez, numa coleção que se faz sobretudo de cor. Afinal estamos a falar de United Colors of Benetton. A liberdade das crianças vestirem o que quiserem foi uma das inspirações explica o designer: «Vivemos um momento histórico muito particular: estamos no final dessa ditadura em que eram os pais quem ditava o modo de vestir. As crianças querem escolher o que vestir, porque vivem e veem o mundo através das novas tecnologias».

As meninas Benetton

A coleção desafia ainda os códigos tradicionais da roupa para menino e para menina. Apesar de não pôr de parte saias e vestidos, esta coleção questiona o que é feminino e tenta transmitir novos código às mulheres de amanhã. «Este é o caminho do futuro que nós, designers, não podemos ignorar: devemos dar lugar a uma feminilidade que já não se alimenta dos clichês do passado», garante Jean-Charles de Castelbajac, em comunicado.

«Concebemos esta coleção com a sociedade atual em mente. No que toca à coleção para menina, trabalhei na Benetton com base numa ideia associada ao novo romantismo, com uma estética menos frágil, mas mais desportiva, ao estilo Benetton. Um visual que é um verdadeiro código, perfeito para as meninas de hoje, mulheres de amanhã. Desenhar uma coleção para criança é uma grande responsabilidade nos dias que correm: a função educativa dos códigos de moda é muito importante.» explica o designer.

Veja na galeria as imagens do desfile.