Asia Argento Acusa o Realizador de ‘Velocidade Furiosa’ de Abuso Sexual

Alegadamente, tudo aconteceu durante as gravações do filme Triple X, em 2002. Por: Ana Margarida Fernandes Imagens: © Imaxtree.

A saga americana ‘Velocidade Furiosa’ é umas das mais populares e estimadas do público, no entanto parece que desta vez não está no centro das atenções pelas melhores razões, isto porque o seu realizador, Rob Cohen, foi acusado de abuso sexual pela atriz Asia Argento. Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, a também realizadora afirmou: «É a primeira vez que estou a falar sobre o Cohen». «Ele assediou-me, obrigou-me a beber GHB (a droga do abuso), ele tinha uma garrafa disso», revelou. «Na altura, não sabia o que isso era. Acordei nua na cama dele», acrescentou.

A atriz, que foi uma das primeiras pessoas a testemunhar contra Harvey Weinstein, afirmou que o ataque ocorreu quando estava a filmar o filme de 2002 Triple X, realizado pelo norte-americano. Em Veríssimo (um talk show italiano), Asia revelou o porquê de só agora ter feito estas acusações, afirmando que inicialmente não sabia o que lhe tinha acontecido. «Descobri mais tarde, ao conversar com um amigo que me esclareceu sobre essa substância [GHB]», frisou. Adicionalmente, «não queria criar outra tempestade», disse. No entanto, depois de outras duas mulheres terem acusado Cohen, decidiu que estava na altura de contar o sucedido.

Um porta voz do realizador veio já negar esta denúncia: «O Mr. Cohen nega categoricamente as acusações de abuso de Asia Argento contra ele como absolutamente falsas», afirmou à AFP. «Quando trabalharam juntos, tinham uma excelente relação profissional e o Mr. Cohen considerava-a sua amiga, então esta alegação de 2002 é desconcertante, especialmente depois do que tem sido relatado sobre ela nos últimos anos», concluiu.

No passado, Cohen tinha já enfrentado acusações de abuso sexual. Em 2019, uma alegada vítima, que se manteve anónima, acusou-o de a ter violado, enquanto estava inconsciente, depois de a ter convidado para uma reunião de negócios. Foi ainda denunciado pela própria filha, Valkyrie Weather, que o acusou de a ter molestado em criança. Em ambos os casos, Cohen negou todas as alegações.